quinta-feira, 28 de maio de 2009

ASSIM VAI O ESTADO PORTUGUÊS


A simplificação e desmaterialização da emissão de licenças de caça foi uma das medidas definidas pelo Governo no âmbito do Programa Simplex.
Esta medida foi agora galardoada com o Prémio Optimização de Receita do Prémio de Boas Práticas no Sector Público, promovido pela empresa Deloitte e pelo jornal Diário Económico.
A atribuição deste prestigiado prémio à Autoridade Florestal Nacional é o reconhecimento das vantagens que a desburocratização e simplificação administrativa trouxeram ao acto de emissão de licenças de caça, tornando todo o processo mais célere e mais próximo do cidadão.
Este serviço de licenciamento aumentou o nível de segurança com que a emissão de licenças deste tipo são atribuídas, valorizou a troca de informação e promoveu a disponibilização de informação desmaterializada.
Para além disto, com a implementação deste projecto, simplificou-se, em muito, a aquisição de licença por parte dos caçadores, graças aos milhares de caixas Multibanco espalhadas pelo País, bastando possuir o número de carta de caçador e número de contribuinte, para que possa ser emitida a licença.
Logo no primeiro ano de execução do projecto, cerca de 80% das mais de 150 mil licenças emitidas foram feitas num sistema totalmente informatizado, sem qualquer dependência de afectação de recursos humanos e materiais, e garantindo uma eficaz angariação de receita, o que foi destacado no momento da atribuição deste prémio
(notícia retirada do portal da DGRF)

ENTÃO SERÁ QUE ESTA NOTICIA NÃO VAI CONTRA OS NÚMEROS DE LICENÇAS EMITIDAS EM ANOS ANTERIORES E QUE SÃO, ISTO SOMENTE A TÍTULO DE EXEMPLO DE:

NA ÉPOCA 1999/2000 EMITIDAS 222334 LICENÇAS DIVIDIDAS ENTRE REGIONAL E NACIONAL,
PARA CAÇA MAIOR E PATOS FORAM EMITIDAS 112838.

NA EÓPCA 2006/2007 EMITIDAS 171053 LICENÇAS DIVIDIDAS ENTRE REGIONAL E NACIONAL,
PARA CAÇA MAIOR E PATOS FORAM EMITIDAS 96458.

NA ÉPOCA 2008/2009 EMITIDAS 153000 LICENÇAS NO GERAL.


A RETER
1º - NOTA-SE UMA BRUTAL DIMINUIÇÃO NO NÚMERO DE LICENÇAS EMITIDAS.
2º - NÃO SE SABE QUAIS SÃO DE CAÇA MAIOR NEM DE CAÇA MENOR, E, ESTES NÚMEROS SÃO IMPORTANTES PARA A GESTÃO DAS ZONAS DE CAÇA.
3º - HÁ EM PORTUGAL +- 297000 CAÇADORES ENCARTADOS.
4º - HÁ UMA AGRAVANTE (CERCA DE 30 €UROS COBRADOS A MAIS) AO NÍVEL MONETÁRIO PARA O CAÇADOR QUE NÃO PRATICA CAÇA MAIOR, (DAÍ O PRÉMIO PARA A OPTIMIZAÇÃO DA RECEITA)
5º - PODERÁ HAVER UMA DEGRADAÇÃO DO ESPÍRITO DO QUE É A CAÇA MAIOR NA VERTENTE DAS MONTARIAS, (EU TENHO, LOGO PRATICO).
6º - ACENTUADO RECUO NA AQUISIÇÃO DE LICENÇA EM RELAÇÃO AO NÚMERO DE ENCARTADOS.
7º - COM O TERRITÓRIO NACIONAL QUASE TODO ORDENADO O ESTADO DESORDENA NAS LICENÇAS.
8º - QUEM PODERÁ TER INTERESSES NO SECTOR DA CAÇA(OU NÃO CAÇA) PARA QUE SE VERIFIQUE ESTE PANORAMA.

POR ISTO, E, SE BEM CALHA MUITO MAIS, A MEU VER O PRÉMIO NÃO ERA DE TODO MERECIDO, (ISTO PARA NÃO FALAR NA MEDIOCRIEDADE DO PAPEL DOS ATMS ONDE ERA IMPRESSA A LICENÇA).

DIAS EM QUE SE PODE CAÇAR

DISTRIBUIÇÃO DOS DIAS DE CAÇA





A TÍTULO MERAMENTE INFORMATIVO

quinta-feira, 21 de maio de 2009

terça-feira, 19 de maio de 2009

EM DEFESA DOS CAÇADORES.

ANTÓNIO LUÍZ PACHECO EM ENTREVISTA Á S.I.C. NO PROGRAMA AQUI E AGORA SOBRE O ABANDONO DE ANIMAIS DE COMPANHIA.


Esteve muito bem a defender os caçadores o nosso companheiro de desporto António Luíz Pacheco.
Ouvi a sua intervenção com muita atenção e tudo o que disse foi manifestamente verdade, nunca se excedeu nos seus comentários, como o fez o defensor dos animais da representação "a animal".
Quem gostará mais de animais e sobretudo dos cães senão nós caçadores que tanto valor damos aos nossos. É certo que os nossos trabalham, vão connosco caçar, apanham frio, chuva, calor, picam-se e esgotam-se, mas tudo isto fruto da sua paixão pela caça que por vezes é tanta ou mais que a nossa. Quem não teve cães que se esquecem de tudo e desaparecem a caçar no princípio do dia e só no final aparecem.
Serão porventura alguns desses que por lá ficará e que tanto desgosto dará ao seu dono. Conheço e tenho amigos que se deslocam a esse locais durante meses a fio a fim de os encontrar, algumas vezes com sucesso, outras (a maioria), com grande desilusão. Mas isso não é abandono, pois o que mais gostaríamos nesses casos é que houvessem pessoas que os apanhassem e através do micro-chip nos identificassem, nos contactassem, que nós iríamos a correr em busca do nosso companheiro de jornadas e pagaríamos a alimentação gasta e porventura outras alcavalas se as houvesse, abandoná-los nunca, eles são a nossa ferramenta mais valiosa, sem eles a caça não vale nada, poucas coisa no desporto da caça existem melhores do que ver o trabalho de um cão, seja um perdigueiro numa paragem, num cobro a uma perdiz, seja o laticar dos podengos atrás dos coelhos, ou mesmo o ladrar grosso dum grifom na pista dum grande navalheiro. São momentos inolvidáveis, muitas pessoas sabem do que estou a falar.
Mas tudo na vida tem o seu valor e o direito de existir, isto em relação aos defensores dos direitos dos animais, concordo que o abandono dos animais é terrível, nos canis a situação dos animais é por vezes caótica, devido ao excesso de população e tem de se fazer algo e rápido.
o que não posso concordar, e aí têm de ser também as associações de criadores e clubes de raças de cães a ter uma palavra e começar a agir na defesa das raças de que são criadores e proprietários. Isto porquê? Porque se nós formos á maioria de sites que recolhem cães e têm programas de adopção, vemos que em alguns casos anunciam cães que não têm raça definida, como sendo cães de caça de raças diversas como por exemplo "perdigueiro português";"pointer";"podengo português" o que é um ultraje para as raças que tantos anos têm de apuro, sem desprestígio para os pobres animais que não têm culpa nenhuma, e o estigma de que são os caçadores a abandonar os seus cães continua.
Seria por certo uma pista a seguir, investigar quem vende esses cães, decerto como cães de raça pura, mas sem licenças nem l.o.p., enfim de qualquer maneira, e, essas pessoas que os adquiriram viram assim goradas as suas expectativas, e isso de certa maneira levou-os a abandonar os animais. Tê-los morto teria sido de todo pior. Mas como digo é só uma opinião pessoal e vale o que vale.
Por tudo isto vale decerto a pena continuarmos nós caçadores a zelar e olhar pelos nossos animais, dar-lhes conforto, carinho e deixá-los fazer aquilo que mais gostam e para que foram durante anos seleccionados, que é caçar.
Há pessoas transformadas em instituições que tudo condenam e querem impor os seus valores aos outros duma forma demasiado violenta, tentando mostrar que comer carne é mau e defendendo tudo desde o escaravelho ao cavalo á vaca às galinhas, enfim.
No mundo que eu conheço tudo tem o seu lugar mas temos de ser inteligentes para perceber o lugar de cada coisa. Não vamos ser extremistas só porque não gostamos de algo e tentar transformar o nosso extremismo em leis universais, e pior ainda, querer á força ter razão acima de tudo, como se fossemos donos absolutos da verdade.
Obrigado ao António Luíz Pacheco pela forma como se mostrou, pela coragem que teve em ser caçador, e, defender os caçadores perante tantas adversidades como as que encontrou no leque de entrevistados e perante as câmaras da televisão para um país inteiro. Dignificou bastante a classe dos caçadores que nos dias de hoje não é nada bem vista pela nossa sociedade. Mas com intervenções como estas irá mudar pouco a pouco.

quarta-feira, 13 de maio de 2009


A Escola Profissional de Desenvolvimento Rural de Alter do Chão, em parceria com a Câmara Municipal de Alter do Chão, organizam pelo segundo ano a “2ª Feira da Cinegética da EPDRAC” que decorrerá nos dias 5, 6 e 7 de Junho de 2009, na Vila de Alter do Chão.
Em exposição estará uma panóplia de conteúdos como artesanato, gastronomia, espécies cinegéticas, falcoaria, armas, vestuário, arte, natureza, taxidermia, tecnologia associada à caça, seguros, associações/federações de caçadores, entre outros expositores. Das actividades destacamos a Demonstração de Falcoaria, Demonstração de cães de parar, Demonstração de Arqueiros e Besteiros entre outras. Terá animação ao longo das noites, destacando a presença já confirmada do grupo Abelterium e Quim Barreiros que fechará o evento.

Contamos com a presença de todos os amantes da caça e da natureza.







As nossas espécies cinegéticas merecem ser visitadas por todos os caçadores, por quem goste da natureza, para serem apreciadas pela sua beleza, e , fundamentalmente para que se possa entender um pouco melhor o que representa hoje em dia a caça, e os esforços que são desenvolvidos para a preservar,esforços esses, nalguns casos tarefas imensas, que não deixaram desaparecer a nossa tão querida fauna cinegética do nosso país.

sábado, 9 de maio de 2009

NOTÍCIAS

Caçadores da Azambuja tentam salvar coelhos de surto viral

Os caçadores de várias associações do concelho da Azambuja estão preocupados com o vírus hemorrágico que está a matar centenas de coelhos na região. Muitos estão a comprar rações com antibiótico e a espalha-las nos campos para tentar salvar a espécie. Um grande número de coelhos do concelho da Azambuja está a morrer, à semelhança do que acontece por todo o País, devido a uma doença viral hemorrágica (conhecida por VHD) que está a atingir os coelhos e que é fatal para 90% dos animais adultos. A maioria dos animais infectados morre dentro das primeiras 72 horas. Tamanha mortandade poderá condicionar a abertura da época de caça ao coelho, marcada para Outubro. Os caçadores da região estão preocupados e já há quem compre do seu bolso ração com antibiótico para espalhar pelos campos, numa tentativa de salvar a espécie.


Caros associados vamos ter em conta isto que me contam os nossos amigos da Azambuja para prevenir tal maleita nos nosssos coelhos.

quarta-feira, 6 de maio de 2009

NOTÍCIAS


Realiza-se no próximo mês de Junho, nos dias 20 e 21, a Canicaça 2009.
O Evento promovido pela Espingardaria CasalCaça vai ser realizado como é hábito na Batalha (Santo Antão) e contará com a presença de criadores de todo o país.

Informo todos os associados da "Associação de Caçadores do Concelho de Mação" que vão estar presentes neste evento para mostrarem a qualidade excelente das suas matilhas os nossos amigos Hugo e Miguel Gonçalves com a"MATILHA MARAVILHAS" que tantos triunfos tem tido por estes montes bem como rasgados elogios nas revistas da especialidade.Serão decerto também acompanhados de seus matilheiros, Menino, Márcio, Rodrigo, e André. Vamos por isso apoiá-los com a nossa visita ao certame.

terça-feira, 5 de maio de 2009

LARGADA DE PERDIZES EM TERRAS DA LIVRAÇÃO

No dia 02 de Maio de 2009 desloquei-me novamente a terras da Livração para mais um convívio de caçadores organizado pelo Clube de Caçadores de Santa Cruz de Riba Tâmega, desta vez uma largada de perdizes, a segunda organizada por este Clube.
Como sempre o modo de reçeber os participantes neste evento esteve ao nível a que já nos habituaram ou seja excelente. Começou com um taco composto de febras assadas na brasa, bifanas, chouriço assado, pão quente (cortesia da padaria do Telmo), e bebidas de quase todos os tipos para acompanhar, muito bom.
Seguiram-se os discursos da praxe com início á prelação pelo Sr. Mota (Tiozindo), que nos agradeçeu a presença, como só ele sabe fazer, e, desta vez conseguiu enaltecer a sua tão amada Terra e mostrar o que de melhor ela tem e sem se referir aos sete (7) distritos que se avistam do alto da serra, discurso do melhor que tenho ouvido (tomara a muitos ter esse dom de palavra).
Seguiram-se o Sr. Telmo e o Sr. Presidente Sr. Saraiva, mais uma vez excelentemente escudado pelos seus dois filhos (excelentes braços direitos, a continuidade em lides de caça e reserva está garantida).
Depois de esclarecidos todos os presentes e tendo sido feito os apelos para as normas de segurança, ainda assim ocorreu um pequeno sobressalto mas com um final não preocupante. Espero que tenha servido de exemplo a todos quanto participaram na caçada e que tenhamos sempre presente na nossa memória para de futuro haver ainda mais cuidado.
A largada correu no fundo bem, embora as perdizes não fossem de grande qualidade, pois o seu voo deixou muito a desejar, mas estamos entre amigos e não podemos escolher as peças, elas são entregues pelo criador que ficou assim um pouco aquém do esperado, os responsáveis pelo evento gostariam decerto que fosse de outra forma mas tal não estava ao seu alcançe, será melhor numa próxima ocasião.
No final fomos brindados com um almoço soberbo, feito com um dos porcos mortos numa montaria anterior, os cozinheiros se eu não os conhecesse diria que se tinham excedido a eles próprios, mas conhecendo-os de outras brincadeiras da caça já não me espantam com estas iguarias, tudo o que tenho a dizer é que se aguentem por cá muitos anos para nos darem muitos petiscos como estes, obrigado.
Ficou na memória mais um belo registo de um dia bem passado entre amigos, digam-nos por favor qual o próximo evento ao qual nos juntaremos.
A todos quanto tornaram este dia possível com o seu trabalho e a sua dedicação, mais uma vez obrigado, continuem com o bom trabalho como até aqui, parabéns.

EMBLEMA DO CLUBE

O DISCURSO DO ACOLHIMENTO (A CORNETA DEPOIS DIGO PRA QUE É)

O DISCURSO DO PRESIDENTE

OS COZINHEIROS (GRANDES MESTRES CUCAS, SÃO OS MAIORES)

CHEGAMOS AO MONTE, VAMOS A ELAS PESSOAL AS ARMAS ESTÃO A POSTOS

AS VISTAS SÃO MESMO ESPECTACULARES ( O ZÉ CARLOS TAMBÉM ACHOU QUE SIM)

OLHA!OLHA! ESTA VAI A FUGIR Á PATA (MAS NO CHÃO NÃO SE ATIRA QUE É LÁ ISSO)

A ESTAS SIM, OLHEM QUE ALTO QUE ALGUMAS VOAVAM

O ZÉ CARLOS VAI MANDAR UMA ABAIXO (GRANDES ARMAS, NÃO PASSA UMA)

ATÉ NEM CORREU MUITO MAL

VAMOS AO ALMOÇO PESSOAL QUE O JAVALI ESTÁ EXCELENTE

ALGUNS JÁ VÃO NA SEGUNDA RODADA (SE ME DESCUIDO NÃO COMO NADA)

OLHEM PARA A CARA DELES

ESTÃO TODOS SATISFEITOS

AGORA SÓ FALTA O CAFÉ O DIGESTIVO JÁ CÁ CANTA

COM A BARRIGUINHA CHEIA É SÓ CARAS SATISFEITAS

TENHO RAZÃO

OU NÃO?

CLARO QUE TENHO ATÉ ME ESTRAGAM A CADELA COM MIMOS (AINDA MAIS)

AINDA ASSIM APANHAMOS ESTAS TODAS (BONITOS PÁSSAROS, MERECEM O NOSSO RESPEITO)

sexta-feira, 1 de maio de 2009




A Federação de Caçadores do Algarve, realiza nos dias 3, 4 e 5 de Julho de 2009 a 14ª edição da Feira de Caça, Pesca e do Mundo Rural, instalando-se igualmente no Estádio Algarve - Parque das Cidades, local de excelência pela localização estratégica que oferece.

Este ano a imagem promocional da Feira apresenta uma forte componente gráfica centrada apenas numa peça de caça - a perdiz - provavelmente aquela que todos os caçadores mais gostam de alvejar em voo e uma das espécies cinegéticas mais belas que predominam nas zonas de caça da região.







14.ª FEIRA DE CAÇA, PESCA E DO MUNDO RURAL DO ALGARVE
ESTÁDIO ALGARVE / PARQUE DAS CIDADES - 2009
P R O G R A M A P R O V I S Ó R I O

SEXTA - FEIRA - 3 DE JULHO
18.00 h - Sessão de Abertura presidida pela Senhora Governadora Civil do Distrito de Faro
19.00 h - Abertura do Salão de Exposições: - Caça, Pesca, Artesanato, Produtos da Terra, Máquinas Agrícolas,
Gastronomia, Mostra e Prova de Vinhos do Algarve e do Douro - Fauna Viva (javali, veado, perdiz, coelho,
lebre, etc.); X Exposição de Aves, IX Exposição Internacional de Aves Raças Autóctones e exóticas
21.30 h – Espectáculos equestres com cavalos e cavaleiros trajados à Portuguesa
22.00 h – XI Grande Corrida de Toiros com os cavaleiros: João Moura, Brito Paes e João Moura Júnior
24.00 h - Encerramento do Salão de Exposições


SÁBADO – 4 DE JULHO
09.00 h – 17.º Concurso Nacional de Ovinos da Raça Churra Algarvia
10.00 h – Abertura do recinto da Feira
10.00 h – Colóquio
11.30 h - Exposição de Cães e Matilhas
14.30 h – Abertura do Salão de Exposições
15.00 h - Trial 4 x 4 por Clubes de Todo-o-Terreno de Faro e de Loulé
16.00 h – Visita Oficial à Feira por um Membro do Governo
17.00 h – Taça Regional de Derby de atrelagem a contar para o Campeonato Nacional e Taça de Portugal
17.00 h - Passeio de Charrete aberto a todos os visitantes
17.00 h – Palestra sobre o tema: Utilização de cães em patologias (Cinoterapia)
17.00 h - Demonstração de Pesca a Corrico (c/ amostra)
18.00 h - Mostra e Prova de Vinhos do Algarve
18.30 h - Trial 4 x 4 pelos Clubes de Todo-o-Terreno de Loulé e de Faro
18.30 h – Demonstração de Cães de Pastoreio
19.00 h – Espectáculo Musical
19.30 h - Demonstração de Cães de Parar
21.30 h – Espectáculos equestres com cavalos e cavaleiros trajados à Portuguesa
23.15 h - Espectáculo Musical
24.00 h - Encerramento do Salão de Exposições


DOMINGO - 5 DE JULHO
06.00 h – Concurso de Pesca de Alto Mar, em Albufeira
07.00 h - Prova de Stº Huberto
10.00 h - Prova de Tiro aos Pratos - Campo de Tiro de Paderne – Albufeira
10.30 h – Taça Regional de Derby de Atrelagem a contar para o Campeonato Nacional e Taça de Portugal
11.00 h - Exposição de Cães e Matilhas
11.00 h - Abertura do Salão de Exposições
11.30 h - Demonstração de Pesca a Corrico (c/ amostra)
15.00 h - Concurso de Cães e Matilhas
15.30 h - Trial 4 x 4 “ Pelos Clubes de Todo Terreno de Loulé e de Faro “
16.00 h – Animação Equestre
17.00 h - Passeio de Charrete aberto a todos os visitantes
17.00 h - Demonstração de Pesca a Corrico (c/ amostra)
17.30 h - Espectáculo Musical
17.30 h - 5.º Concurso de Cães do Barrocal Algarvio
18.00 h – Rancho Folclórico de Faro
18.00 h - Mostra e Prova de Vinhos do Algarve
18.30 h - Trial 4 x 4 “ Pelos Clubes de Todo Terreno de Loulé e de Faro
18.30 h - Demonstração de Cães de Parar
19.00 h – Espectáculo Musical
21.00 h - Entrega de Prémios do 7.º Concurso Gastronómico das Tasquinhas *
21.00 h - Sessão de Encerramento


Portugal sem Fogos depende de todos

Florestarte-Exposição Internacional de 43 Países -Valorização da Floresta e Ambiente

Exposição/ Concurso de Doçaria Artística com Produtos do Algarve durante o certame

Animação Infantil com Insuflável

Durante o Certame – Mostra e Prova de Vinhos do Algarve e do Douro

SÓ PARA OS MAIS AUDAZES E QUE SONHAM COM ELES

Numa tarde de Abril fui dar uma volta de Bike para ver os novos estradões e ver se as perdizes já estavam com ninhos ou até mesmo crias novas. Pelo caminho posso garantir-vos que para além do passeio que foi bastante agadável, no que toca á bicharada também não foi nada mau, avistei vários casais de perdizes vi coelhos e rastos de porcos(bastantes). Fiquei satisfeito com o desempenho da caça na nossa reserva. O que mais me chamou a atenção e que deixo para todos verem foi estes rastos de um grande porco que nos visita com regularidade e até bem perto de nossas casas, a julgar pelas pégadas é um bicho de respeito e espero ser eu o felizardo a dar de caras com ele numa espera a partir deste mês. Mas não desanimem, este é para mim mas há lá mais e são bastantes este ano. Afinem as espingardas e vão treinando a pontaria pois as vermelhudas também nos irão dar muitas alegrias, haja saúde.

PATADA DE UM PORCO GRANDE QUE RONDA BEM PERTO AS NOSSAS CASAS


REPAREM NA PROFUNDIDADE DAS PATAS E NO TAMANHO, LEMBRO QUE O RELÓGIO COM A BRACELETE TEM PELO MENOS 20 A 25 CM DE COMPRIMENTO


QUANDO AS VI NEM QUERIA ACREDITAR, ESTE VAI SER MEU!

CALENDÁRIO LUNAR DE MAIO


VAMOS LÁ PESSOAL QUE ELES ESTE ANO VÃO SER TANTOS COMO MOSQUITOS E JÁ CÁ ESTÃO.