terça-feira, 17 de agosto de 2010

O DIA DA ABERTURA


Inicio da temporada de caça 22 Agosto de 2010.

Vai começar um fim-de-semana mais tarde a nova temporada de caça do calendário venatório 2010/2011.
Este ano com algumas alterações ao nível da proibição de caçar às aquáticas com granalha de chumbo nas zonas húmidas, bem como com a autorização de serem caçadas as Pegas Rabudas e a Gralha Preta, pode-se assim questionar para quando será retirada também a protecção às Rolas Turcas que já constituem uma verdadeira praga no nosso país com os prejuízos conhecidos por todos, pois como sabem é uma espécie invasora e expulsa dos seus territórios inclusive a nossa querida Rola Brava.
A proibição de utilizar as munições com chumbo vai ao encontro do que já é praticado há muito tempo no resto da Europa, só pecará por ser tardia a proibição no nosso país uma vez que está devidamente provado o envenenamento por chumbo (saturnismo), das aves aquáticas.
Assim, meus amigos, vamos todos para o campo já no próximo dia 22 de Agosto, para fazer o gosto ao dedo e aliviar o stress de meses de espera e da tensão acumulada pelos dias de trabalho, em alguns casos haverá quem ainda não tenha ido de férias este ano o que aumenta ainda mais o cansaço.
Como se percebe, vamos todos estar ansiosos pela oportunidade de dar o primeiro tiro á rola ou ao pombo que nos entra de frente com a ideia fixa de ir ao cevadouro ou á água.
Nesse momento estamos de tal forma concentrados que podemos “esquecer” ou melhor renegar para segundo plano aquilo que é mais importante, ou seja as regras de segurança. Nunca se esqueçam que não estamos sozinhos no campo, neste dia todos os verdadeiros caçadores e amantes da natureza e do convívio vão estar lá, isso significa que serão alguns (ainda) milhares de pessoas espalhadas por postos de espera pelo país fora. Mas sabemos que haverá as zonas de mais querença e será aí que haverá uma maior concentração de caçadores, será aí que os cuidados deverão ser redobrados ou melhor, triplicados, não vamos facilitar. As rolas nalguns casos fazem voos rasantes ao terreno e quando vamos apertar o gatilho podemos ter uma pessoa na nossa frente, uma rola não vale um acidente de caça por mais insignificante que possa ser, temos de ter o máximo de cuidado, e, ter calma com o inicio dos tiros pois há a tendência de se começar a disparar ainda de noite, isso é completamente proibido, pelas razões que são sobejamente conhecidas,("de noite todos os gatos são pardos").
No primeiro dia de caça da temporada passada houve um acidente lamentável, um pai caçador, com um disparo a uma rola que fazia um desses voos rasantes, atingiu o seu filho de forma mortal na cabeça. A criança tinha ido apanhar uma rola tombada por seu pai instantes antes e o tiro surgiu quando aparece outra rola baixa, o senhor disparou a ela com os resultados trágicos que se sucederam, nunca, mas nunca se deverão fazer tiros rasantes pelo perigo que isso implica para as pessoas que poderão estar na linha de tiro.
Neste dia e como os nossos filhos estão de férias há sempre aquela vontade de os levar connosco, é como se fosse um ritual de iniciação, não se tem de andar muito e assim os putos gostam de acompanhar os pais. Não tenho nada contra já que faço exactamente o mesmo, mas os cuidados têm de ser redobrados, e se quisermos que o nosso filho(a) dê uns tiros, deveremos ir para um sítio mais sossegado e isolado e supervisionar devidamente tudo o que o rapaz ou a rapariga está a fazer, o ensino nestas circunstâncias até é benéfico pois vão sendo incutidos nas crianças as regras elementares de segurança, assim como a forma de estar em acção de caça, o contacto com os elementos, o sentir o campo, o compreender os tiros, o voo das aves, o que é caçar, etc., etc., é sem dúvida a melhor escola que eles podem ter, passadas algumas jornadas de caça no campo eles saberão se um dia quererão ser caçadores ou não, na maioria querem e serão estes os verdadeiros caçadores do futuro, e, serão estes que saberão dar valor a toda a envolvência do que é a caça e do que é caçar no século XXI.
Portanto e para terminar, quero deixar somente mais três notas para que a nossa abertura corra pelo melhor e seja um dia para lembrar, independentemente do resultado que se fizer no campo, o dia passado em boa companhia valerá certamente por tudo, os resultados deverão vir em segundo lugar.
Por tudo isto não se esqueça:

1º Respeite as regras de segurança
2º Cumpra as regras de segurança
3º Se necessário faça cumprir as regras de segurança.

Sem comentários: