quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

FELIZ NATAL E PRÓSPERO ANO DE 2011


A Associação de Caçadores do Concelho de Mação, deseja a todos os sócios e amigos, os votos de um Santo e Feliz Natal, bem como um Ano Novo próspero e pleno de satisfações, tanto no plano venatório como pessoal.

MONTARIA EM PENHASCOSO

No dia marcado lá nos apresentamos para a primeira montaria do ano em Penhascoso.
Muitos convivas presentes, entre amigos e conhecidos, éramos perto de 100
pessoas, uns caçadores, outros acompanhantes, um dia de festa, como devem ser os dias de montaria.
Com a máquina completamente oleada, as inscrições foram-se sucedendo num ritmo que antevia uma ida para a mancha ainda cedo, não fossem aqueles que não sabem assumir os compromissos, ainda se tem muita consideração por algumas pessoas, e são essas as primeiras a falhar, fica o recado dado.
O taco esteve á altura das exigências, ficando os monteiros com os estômagos confortados para aguentar as três horas previstas para dar a volta á mancha com as matilhas.
Partimos para a mancha e fomos colocados com uma precisão de fazer inveja a qualquer montaria por esse país fora, os postores são os próprios caçadores que sendo conhecedores dos terrenos, vão com os seus veículos de todo-o-terreno, ou acompanhando que os tem, e assim se colocaram todas as portas, com disciplina e sem muitos espalhafatos.
As matilhas entraram na mancha assim que receberam orientações de que a mesma estava fechada. Não decorreu muito tempo até se começarem a ouvir as primeiras ladras, que, diga-se, foram uma constante até ao final da monatria, sinal evidente da existência de porcos com fartura. Estava um dia de vento muito forte e entrava muito ar na mancha, talvez por isso os porcos se mostrassem muito renitentes em sair às portas, os seus finos narizes avisavam que por aquelas bandas havia pessoas que tinham tirado o dia para lhes fazer a “folha”. Mas fosse esse o principal motivo, outro houve em meu entender, que decidiu o resultado da montaria.
Os cães de pergaminhos firmados, ou não conhecesse eu os matilheiros de outras cegadas, foram bons a encontrar e perseguir os porcos, faltou foi dente, daqueles que ou sai o porco, vai às portas e morre a tiro, ou fica e morre com um palmo de aço nas costelas. O resultado final para os cães foi mau, houve muitos feridos e penso que um morto, cara despesa para tão nobres animais que não desistem perante tão duros adversários, para nos dar alegrias e emoções desta natureza.
Já a montaria ia na sua curva final quando veio um porquito dar um passeio pela zona da minha porta e pela do Jorge, mando-lhe um tiro, que saiu um pouco traseiro, tendo-lhe ficado cravado num presunto de trás, seguindo na direcção do Jorge que lhe enfia mais um tiro nas costelas, e não o secou logo ali porque a carabina encravou, foi rematado mais á frente por outro Monteiro.
Saldo final apresentado no quadro de caça de seis javalis, sendo dois navalheiros e quatro porcas. Um resultado que poderia ser mais substantivo se os cães tivessem mais força para forçar os porcos a sair para fora da mancha.
Um dia bem passado em boa companhia, sem acidentes a lamentar, excepto os dos nossos amigos caninos, boa comida, com o porco no espeto a resolver o problema que já todos sentíamos às cinco da tarde.
Uma nota final, somente para dizer
que daqueles porcos que se viam á volta da zona industrial de Mação, agora andam lá menos seis. Certamente no número total daqueles que vieram com a vaga de frio isso não se fará sentir, mas é para dizer que devagar chegamos lá, é só uma questão de nos deixarem.
Bem ajam e até dia 22 de Janeiro de 2011, no mesmo local às oito e meia (08H30).
Bom Natal e Boas Festas de Ano Novo.

quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

FESTA DOS CAÇADORES DO NORTE MACEDO DE CAVALEIROS


Vai realizar-se no último fim-de-semana de Janeiro de 2011, em Macedo de Cavaleiros a XVII festa dos caçadores do norte e conjuntamente a XV feira da caça e V feira do turismo.
Como é do conhecimento de todos , este fim-de-semana será repleto de eventos no local, tais como, largadas, provas de cães e as famosas montarias do nordeste transmontano.
São razões mais que suficientes para que vamos passar uns dias diferentes na companhia das gentes de Trás-os-Montes.
Deixo-vos o programa das festas para que se possam decidir pelo dia ou dias em que se deslocará até á Terra Fria.

sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

INVASÃO DE JAVALIS SELVAGENS EM PENHASCOSO (ÚLTIMA HORA)

Elas estão a chegar cada vez em maior número, já se torna quase impossível andar pelo centro da freguesia sem tropeçar em algum.
Vejam os vídeos captados durante a tarde junto á zona industrial de Mação.
Tudo o que foi visto até hoje são meras coincidências.
Esperam-se resultados fabulosos no dia 18.
Vejam o vídeo.

sábado, 4 de dezembro de 2010

INVASÃO DE JAVALIS SELVAGENS

Devido á grande vaga de frio que tem assolado a Europa, tem-se verificado um anormal êxodo de animais. Este fenómeno, dizem os entendidos, só poderá ser explicado, não cientificamente, pois tal nunca foi verificado, mas somente tendo em conta as vagas de frio e vento gelado acompanhados de grandes chuvadas, anormais para a época, que justificarão tal fenómeno.
Como é do conhecimento de todos os caçadores, até esperado por muitos, as migrações de tordos e pombos, são hoje uma agradável visão nos nossos céus, mas o que foi ultimamente observado nos bosques, tanto de terras de “nuestros hermanos” e já dentro das nossas fronteiras, é algo que nos deixa perplexos, mas ao mesmo tempo radiantes de alegrias.
Isto porquê? Porque têm-se visto varas de javalis a dirigirem-se para Portugal, mais propriamente para a zona do concelho de Mação, e segundo últimas notícias, os animais têm ficado acamados e deambulado á noite pela freguesia de Penhascoso.
Este estado de coisas tem deixado preocupados os dirigentes da Zona de Caça Municipal do Penhascoso, que têm uma montaria marcada para o dia 18 de Dezembro, e, assim poderão ter sérios problemas de logística, ao nível de transporte de reses abatidas, pois com o elevado número de animais na zona poderão ver-se em apuros para a retirada das mesmas da zona da mancha no final da montaria.
Outro dos problemas que poderão surgir no futuro, é o das pessoas ficarem enjoadas de comer javali, levando ao extremo de se perder até o interesse pela sua caça, o que poria em causa as outras três montarias marcadas para os meses de Janeiro e Fevereiro.
Para terem uma ideia mais ou menos aproximada daquilo que relato, deixo apenso um vídeo feito nas últimas horas, que regista a passagem de um grande grupo (vara) de animais nas últimas horas, já bastante perto de Penhascoso, iriam a passar, segundo relatos dos observadores, junto do nó da A23, perto da saída para São José Das Matas.