quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

TORDOS EM FORNOS DE ALGODRES


Estreia para mim caçar na Beira-Alta.
Foi com imenso prazer que acedi ao convite do meu amigo e companheiro de luta, Joaquim Gomes para ir caçar a Fornos de Algodres, com ele e com os amigos do grupo de caça, a saber: Antoninho, Luís e Agostinho.
Viagem feita de noite para se apanharem os bichos ainda de pijama e obrigar aquela gente a levantar-se cedo para nos passarem as credenciais para a jornade de caça.
Fomos caçar por detrás do cemitério, zona boa de tordos.
Este ano não será nada de excepcional para os tordos, como diz um amigo, "ainda não caiu neve para matar a bicha do chão" e a ser assim desta maneira, este ano será até ao final muito fraco em passarada.
Neste dia tinhamos de se aplicar e tirando alguns das nuvens, lá fizemos a nossa meia dúzia, confesso que somos um pouco marteleiros, também as noites mal dormidas e as directas não ajudam lá muito a por os olhos finos.
Mas o melhor da festa estava para chegar com a hora do almoço a aproximar-se, fomos até uma quinta de um amigo, onde ele nos brindou com uma magnífica cabidela de galo, estava um espéctaculo, e regada com um vinho que o Luís tinha levado, e que por sinal até parecia que não fazia mal, meus amigos foi de estalo, um dia como deveriam ser todos os nossos dias, se possível fosse, aja saúde.
Seria um bom final de dia, ninguém o duvidava, mas em Aguiar-da-Beira, há a Festa da Chouriça e um amigo fez a fineza de nos convidar a conhecer e a participar da festa e da romaria, não vos digo nada, aquilo era pessoal a cantar o fado á degarrada, concertinas ao desafio, música popular, fogueiras e assadores para as ditas chouriças, pão e vinho com fartura, enfim, aja saúde e aja coração, as pessoas são boas, estas serão das melhores que tenho conhecido por aí.
Para final de dia não se podia pedir mais nada,
mas os dias de tordos podiam ser todos assim, podiam e se não fossem não seria a mesma coisa, ficou combinado para dia 30 de Janeiro mais uma caçada e uma chanfana no monte.
Depois conto o resto, até lá.




TORDOS EM TORRE DE MONCORVO


No dia 6 de Janeiro fomos um grupo de malta fixe caçar aos tordos em Torre de Moncorvo, mais precisamente na aldeia de Larinho, indicação de um amigo comum que é natural daqueles lados.
Uma viagem grande e cansativa, que demora umas horas largas e devido a isso chegamos ao local já um pouco tarde, com os tordos já levantados e tocados a tiros de uns amigalhaços que não lhe davam descanso.
Como não eramos conhecedores daqueles locais, pois eramos quase todos virgens, por lá nos fomos colocando e esperançados em apanhar alguma coisa de jeito.
Não é que não houvesse tordos que os havia, não em grande quantidade, mas davam para fazer um molho jeitoso, não fossem alguns grandes falhanços e outros tocados a ventos quase ciclónicos que os disparavam a velocidades
que pareciam foguetes e como não tinhamos as anti-aéras lá se passavam alguns.
No final do dia e após uma acção de fiscalização a que fomos sujeitos, o saldo foi positivo pois ninguém se aleijou e troxemos uma média de seis tordos cada um, uns mais outros menos, deu para matar o vício.
O almoço foi dentro do normal que se pode comer nestas paragens, sem ser excepcional, eu prefiro sempre uma boa posta de vitela, outros preferiram o cozido á portuguesa, mas como esse é bom é nas nossas terras, deixei-o para os do norte.
De tarde ainda fomos a uma quinta de um caseiro amigo onde tentamos aumentar a conta, mas a passarada não esteve pelos ajustes , com uma amena cavaqueira no monte terminamos a nossa visita a terras Trás-os-Montes.

sábado, 1 de janeiro de 2011

BOAS CAÇADAS PARA 2011


A Associação de Caçadores do Concelho de Mação, deseja a todos os sócios e amigos um ano de 2011, cheio de boas caçadas e de boa camaradagem.
Bom ano a todos os caçadores e seguidores destas tertúlias da caça.