domingo, 28 de dezembro de 2014

MONTARIA DO PENHASCOSO

Normalmente não vou a montarias, não por não gostar desta modalidade de caça, mas somente por causa da monotonia que têm 80% das mesmas. Algumas demasiado longas, obrigando monteiros a estarem demasiadas horas nos postos, muitas vezes com condições climatéricas adversas, vento, frio, chuva, porque o tempo de montarias é o Inverno.
Hoje não se passou nenhuma destas condições. Portanto a montaria dos amigos do Penhascoso, foi para mim uma grande montaria. Grande por ser pequena em tempo, ou o adequado para a mancha monteada. Grande devido ao elevado numero de amigos ali reunidos. Grande em emoções. Grande almoço. Grande convívio. Um Grande dia de caça.
Os porcos hoje ganharam por 8 a 1, mas temos ainda a 2ª volta, por isso mantenham-se atentos ás novidades.
O Sr. Etelvino, grande colaborador desta Reserva de Caça Municipal, teve a sorte do seu lado e os cães dos matilheiros de Mêda levaram à sua porta um bonito porco que foi assim rematado em sorte e com galhardia.
De realçar o bom trabalho dos matilheiros que nestes terrenos duríssimos conseguiram nas suas limitações levar os porcos a ajustes de contas, pena que demasiado cedo, tendo alguns saído incólumes para fora da mancha.
A última nota digna de registo vai para a prestação do amigo Sousa, do António Lopes e do Reizinho,que se tivessem a pontaria afinada e as armas sem encravanços, certamente que a diferença pontual entre este encontro seria muito mais pequena, na ordem dos 8 a 3 ou 8 a 4. Fica para outras calendas.
Até lá boas caçadas.
J.R.









terça-feira, 23 de dezembro de 2014

MONTARIA AOS JAVALIS DIA 17 DE JANEIRO

Montaria aos javalis no dia 17 de Janeiro de 2015.
Mancha com muitos porcos e que nunca foi monteada, cerca de 400 hectares. Portas muito querençosas, terreno duro e difícil de bater.
Concentração na aldeia de Vale da Gama no centro de convívio, ás 08H00.
Taco e almoço.
Não é mata pendura, o caçador terá direito ao troféu.
J.R.


segunda-feira, 22 de dezembro de 2014

DIA DE GANCHO

Desta vez o amigo Sousa não aguentando de impaciência saiu do seu posto e ele próprio foi ajudar os cães a tirar a porca do meio do silvado onde ela se tinha amagado.
Um animal de grande porte como se pode constatar.
Foi assim sair em sortes ao Jorge que não se fazendo rogado e fazendo jus á sua excelente pontaria a rematou com um certeiro tiro na cabeça.
O resultado foi de tal forma eficaz que o animal rebolou até á linha do caminho de ferro, onde se deteve.
A jornada foi animada, uma vez que se viram muitos porcos, indiciando umas boas montarias.
As voltas que os bichos deram a alguns esperistas é que foi digna de registo, pois os animais souberam escolher bem os terrenos que pisaram a assim escaparam ilesos.
Seguiu-se um almoço de grãos com bacalhau, pela cara dos presentes vê-se que correu muito bem, sendo de registar a boa disposição de todos, muita camaradagem a adivinhar um futuro risonho para este grupo de amigos que se quer coeso e unido, só assim conseguiremos dar a volta por cima e continuar a caçar em conjunto por muitos e bons anos.
Ficam as fotos que ajudam a recordar mais esta jornada.
Para o dia 17 de Janeiro está prometida mais uma jornada de luta, mas mais poderosa, os porcos estão lá, é preciso trabalho e muita vontade.
Até lá boas caçadas.
J.R.