sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

FOI ASSIM O ENCERAMENTO DA ÈPOCA 2011/2012....


O último dia de caça da nossa associação foi no dia 19 de Fevereiro.
Um dia para deixar saudades, sim porque todos os dias de caça deveriam ser assim, no mínimo.
O dia começou com uma ida aos tordos, eramos só três caçadores e um iniciado, mas valeu a intenção e tivessem-nos dado mais tempo que a marca de 21 tordos em duas horas teria sido largamente ultrapassada, a entrada estava a ser muito boa com os pássaros a cumprir muito bem, pena ser o útimo dia, mas eles andam aí.
Com o compromisso de ter de fazer um gancho para todos os sócios, ás nove horas deixamos os tordos e fomos ter com o pessoal que já nos esperava com alguma impaciência.
Feitos os avisos da praxe, distribuiram-se as portas e lá abalamos para a mancha a bater, cães lançados ás "feras", os sentidos em alerta máximo e os porcos não tardaram em comparecer ao encontro.
Até aqui tudo bem, porcos na mancha com alguma fartura, e eis que surgem os primeiros tiros, só que a falta de treino de alguns é muita e os porcos mais fáceis foram falhados, e não eram pequenos, não senhor haviam dois pelo menos que a trinta metros dava para fazer o doble, mas se saúde tinham mais levaram, mas surdos foram de certeza, pois apesar de ser longe e de os ver mal, ainda lhe mandei uns três balázios e confirmei que esta bicharada quando são atirados corre ainda melhor.
Para salvar a honra do convento tivemos, mais uma vez de contar com o amigo "Sousa", que abateu um javali já um pouco largo, mas com um tiro muito bem colocado, lá o trouxe á cintura.
Terminado o gancho houve o tradicional almoço convívio, desta vez servida uma boa "sopa da pedra" , com grande densidade das ditas, embora houvesse que estivesse á espera do leitão, mas esse fica para uma próxima oportunidade.
O dia terminou em franco convívio como se espera destes eventos, reunidos todos os que puderam estar presentes para degustar os tais tordinhos apanhados de manhã e que um tal Sr. "Tó", prepara que é uma maravilha.
Venham mais dias destes e os encerramentos das épocas venatórias terão outro sabor.
J.R.

















1 comentário:

disse...

Muito boa narrativa de uma " invejável " para mim aqui tão longe, jornada cinegética. Que saudades dessas tordadas até às 9 da manhã. Fez-me recordar aqui a região à uma dúzia de anos.
Muito sã a vossa Associação.
Um grande abraço amigo Reizinho extensivo a todos os confrades.