domingo, 28 de dezembro de 2014

MONTARIA DO PENHASCOSO

Normalmente não vou a montarias, não por não gostar desta modalidade de caça, mas somente por causa da monotonia que têm 80% das mesmas. Algumas demasiado longas, obrigando monteiros a estarem demasiadas horas nos postos, muitas vezes com condições climatéricas adversas, vento, frio, chuva, porque o tempo de montarias é o Inverno.
Hoje não se passou nenhuma destas condições. Portanto a montaria dos amigos do Penhascoso, foi para mim uma grande montaria. Grande por ser pequena em tempo, ou o adequado para a mancha monteada. Grande devido ao elevado numero de amigos ali reunidos. Grande em emoções. Grande almoço. Grande convívio. Um Grande dia de caça.
Os porcos hoje ganharam por 8 a 1, mas temos ainda a 2ª volta, por isso mantenham-se atentos ás novidades.
O Sr. Etelvino, grande colaborador desta Reserva de Caça Municipal, teve a sorte do seu lado e os cães dos matilheiros de Mêda levaram à sua porta um bonito porco que foi assim rematado em sorte e com galhardia.
De realçar o bom trabalho dos matilheiros que nestes terrenos duríssimos conseguiram nas suas limitações levar os porcos a ajustes de contas, pena que demasiado cedo, tendo alguns saído incólumes para fora da mancha.
A última nota digna de registo vai para a prestação do amigo Sousa, do António Lopes e do Reizinho,que se tivessem a pontaria afinada e as armas sem encravanços, certamente que a diferença pontual entre este encontro seria muito mais pequena, na ordem dos 8 a 3 ou 8 a 4. Fica para outras calendas.
Até lá boas caçadas.
J.R.









Sem comentários: