...... e continuamos na mesma,
Mais um dia de caça aos coelhos, onde se juntaram novamente aqueles que são os verdadeiros devotos de Santo Huberto.
O dia prometia pois as temperaturas tinham baixado consideravelmente e até tinha havido uns chuviscos, a coisa prometia.
Tanto prometeu que no final da caçada foram novamente trazidos para a mostra de caça 9 coelhos de bom tamanho, que se apresentam limpos e sem vestígios de qualquer doença, bom sinal sem dúvida.
Sei que o resultado final poderia ser bastante melhor não fossem as condições das nossas matas (ou matos como preferirem) as que se deparam, aí sim as jornadas á coelhada seriam deveras aliciantes com perseguições e ladras durante toda a jornada pois os coelhos estão lá, é preciso é tirá-los da querença deles o que não é fácil (estes bichinhos defendem-se bem). Os cães dão com os coelhos mas como é bastante díficil segui-los devido á dureza e fortaleza dos matões, eles depressa desistem da perseguição e como á mais rastos o que vamos observando é um constante laticar mas seguir na peugada dos coelhos levantados e levá-los ás esperas é que se torna díficil.
Temos assim de investir no futuro e procurar tornar os nossos terrenos mais propícios a este tipo de caça e a caça ás perdizes também sairá bastante beneficiada, são lucros adquiridos para todos, o que temos isso sim é de perceber que é assim que tem de ser. Ou então procurar uma aplicação rentável para o tojo e as estevas, talvez algum produto ecológico saisse destes matos, quem sabe.
Ficam aqui algumas fotos de uma reserva associativa no distrito de Bragança , concelho de Vimioso, freguesia de Santulhão, onde por ano cada caçador (são cerca de 60 sócios) leva para casa na ordem das 30/40 perdizes, algumas lebres e quase outros tantos coelhos, mas que como podem ver está com umas condições de exploração muito boas e que no nosso caso e como a orografia dos terrenos é muito parecida poderia ser um exemplo a seguir e não é muito dispendioso pois só acarreta um tractor com correntes e abrir ruas nos matos mais fortes, as searas já as fazemos também nós.
VISTA GERAL DE SANTULHÃO
O PORMENOR DAS ZONAS DE MATO RECORTADAS COM RUAS ABERTAS
A ZONA É ACIDENTADA COMO A NOSSA
Reflictam sobre isto pois o futuro da nossa caça e da nossa reserva pode passar por esta solução, como está a ficar é que não há hipóteses de lá caçar isto num futuro muito próximo como todos sabeis.
OS COELHOS DA CAÇADA DE DIA 20
Sem comentários:
Enviar um comentário