terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

ABERTURA AOS TORDOS


CAÇA AOS TORDOS
Finalmente e já com um prolongado jejum, pode-se ir fazer uma caçada aos tordos dentro da nossa associativa. Desde o tempo da caça geral isto no mês de Novembro que os tordos me iam ficando no goto. Avistavam-se já muitos nessa altura e abateram-se muito poucos, pois em dia de perdizes descansam os tordos.
Mas eis chegado o dia de podermos ou melhor de poder dar o gosto ao dedo numa das caçadas que mais gosto. Assim e às 07H00 da manhã lá estava eu e mais uma dúzia de amigos para dar inicio às hostilidades. O sitio a caçar era a zona do campo de futebol uma mancha de sobreiros e oliveiras que até aqui tinha sido guardada imaculada para a montaria do dia 31 de Janeiro (Montaria dos Sócios), não tendo sido permitido qualquer acção de caça para assim sossegar os porcos, não fossem alguns “amigos” e teria sido uma montaria que ficaria nos anais da história da nossa reserva, mas adiante.
A manhã estava fria e com muito nevoeiro mas sem vento, o que levava a supor que o nevoeiro quando levantasse se iria dar muitos tiros, pois ouvia-se o piar dos tordos mas sem os ver. Ainda assim e para inicio da manhã lá se foram abatendo alguns de tempos a tempos, mas tal como eu previa o nevoeiro levantou por volta das 09H30 e os bandos dos tordos começaram a aparecer e vinham com uma frequência muito boa, era dia para se fazer o limite assim houvessem cartuchos e pontaria, pela minha parte estava num dia de mão quente e faria decerto o gosto ao dedo. A manhã foi muito boa pois havia pássaros com abundância, mas a nossa vida a partir das 10h00 era outra e tivemos de nos mudar para dar caça aos predadores que abundam por lá e foi com pena que deixamos a passarada. A batida às raposas não produziu o efeito desejado, seria dos tiros dados aos tordos? Possivelmente! Mas com a caça nunca se sabe. O almoço começou já um pouco tarde pois andámos entretidos com a batida e como não gostamos de ficar mal demoramos sempre mais um bocado para ver se aparece alguma coisa até ao último minuto, o que querem? Somos assim! Mas o que começa tarde nem sempre é a parte pior, isto porque ao almoço além de entrecosto, costeletas, costeletas de carneiro, chouriça assada, morcela, tordos, tordiscos, queijo fresco, ainda tivemos veado grelhado na brasa, enfim um manjar que nem vos digo, tudo acompanhado por um vinho tinto que este ano está de se acabar antes de vir o novo, haja saúde.
Tudo isto para mais tarde recordar, um dia passado em excelente companhia, com amigos novos, novas amizades que se vão cimentando e vão-se criando grandes laços de amizade entre todos os que têm a primazia de conviver e confraternizar em redor do grupo de amigos caçadores da Associação de Caçadores do Concelho de Mação.
Um agradecimento especial aos três senhores que se dispuseram a depenar os tordos e que pacientemente aguardaram pela nossa chegada tardia para almoçar.
J.R.
SÃO ESTES

OS TRÊS SENHORES

QUE DEPENARAM OS TORDOS

A GUARDAR AS BRASAS PARA NÃO QUEIMAR O ALMOÇO.

ENTÃO AS FEBRAS DEMORAM MUITO?

PARECE UM PROFISSIONAL DO CHURRASCO.

OS MENINOS Á VOLTA DA FOGUEIRA....

A PREPARAR A MESA PARA O ALMOÇO.

VERIFICAM-SE OS INSTRUMENTOS DE TRABALHO.

MAIS UNS AMIGOS QUE CHEGAM.

ESTAVA A CHEGAR A HORA DA PARTIDA.

AS NOVAS FERAS

QUE VÃO DAR CARTAS AOS COELHOS, BONITOS NÃO SÃO?

1 comentário:

Marco Alves disse...

Mais uma época que se esta a acabar!!o que e bom acaba depressa!
Mas o que interessa e que a epoca foi boa!!Continuação de um bom fim de semana!!