terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

ÚLTIMO DIA DE CAÇA

ENCERRAMENTO DA ÉPOCA 2009/2010
Hoje dia 21 de Fevereiro foi o último dia de caça na nossa associativa.
Mais uma vez uma dúzia de tordeiros se reuniu para a última manhã aos tordos.A chuva estava na eminência de se fixar por toda a manhã deitando os nossos planos por água abaixo, mas tal não veio a suceder e até se aguentou bastante bem.
Ficamos na zona do campo da bola mais ou menos até às 10H30 e os pássaros obstante a manhã terrível que estava para eles voarem em condições, até se mostraram com bastante frequência dando para se passarem estas horas bastante entretidos. Fica só um desabafo e que é em relação aos sócios não comparecerem em maior número pois assim os tordos voariam mais e os arames viriam decerto mais cheios, mas enfim temos de ir andando pela mancha a ver se os resultados se compõem um pouco sendo muito mais difícil abater tordos de salto devido á sua desconfiança e se levantarem longe, não permitindo tiros em boas condições.
A partir das 10h30 fomos convocados para uma e também última batida às raposas na expectativa de se abater alguma. Compareceram aí mais uns dez amigalhaços que gostam das batidas. As expectativas foram goradas pois animal de pelo não apareceu nada. As condições meteorológicas foram muito fracas durante os últimos dias com chuvas intensas, levando a que a bicharada mude se sítios, pois têm de procurar o seu conforto. Por tudo isto acabamos a manhã sem apresentar nada de pelo no quadro final, mas correu tudo bem e o almoço decerto aqueceu os ânimos e ajudou a recuperar as forças, mais uma vez o amigo César fez jus ao dedo de cozinheiro apresentando um estufado de veado muito bem confeccionado, parabéns por isso e pelo seu trabalho, bem como ao seu ajudante de sempre Carlos Contino.À tarde fomos depenar os tordos e os pombos e fizemos uma boa grelhada de tordos na brasa onde se apresentaram várias formas de os servir, eram pois com e sem azeite, dada a opinião de uns gostarem mais ao natural e de outros gostarem molhadinhos em azeite cá da zona. Tenho a dizer-vos que nem uns nem outros sobraram para ver que perderia este duelo de sabores.Que bem sabe acabar assim um dia de caça com todas as pessoas da aldeia de volta dos passarinhos assados e confraternizando, como sabe bem sentir toda esta união e amizade destas gentes e como todos nós formamos uma equipa como há poucas por aí, para nós então também os parabéns bem como á nossa tertúlia da caça.
Á caça somente a partir de 15 de Agosto, mas até lá escreverei ainda alguns artigos de opinião, sobre armas de caça, cães, tiro desportivo com armas de caça, feiras de caça, exposições, e claro das esperas que começarão a partir de Maio, até á próxima.
J.R.



















Sem comentários: