quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

2ª MONTARIA DA ACCM



Dia de sol.
Haverá poucos dias como este para se realizar uma montaria.
Tempo excelente, um pouco frio, estavam reunidas as condições ideais para caçar.
Reuniram-se para este evento 50 caçadores que preencheram todas a s portas marcadas pela organização, começam já a ser as mesmas caras a aparecer, são um grupo de pessoas amigas que se juntam para caçar e que começam a ter confiança na nossa organização, e que gostam de vir ter connosco para repartir experiências e passar um bom dia de caça.
O sorteio das portas e a prelecção da praxe foram feitos com brevidade, não descurando o essencial, que é a segurança, acima de tudo.
Tomado o pequeno-almoço, cedo partimos para o monte e as portas estavam colocadas, por voltas das 11 horas.
Ainda não se tinham soltado os cães e já se ouviam os primeiros tiros, bom sinal, havia porcos na mancha.
Com a solta dos cães, deu-se inicio às hostilidades, foi um espectáculo, contas feitas deram-se mais de 50 tiros e houveram portas a disparar a mais de cinco javalis, faltou foi a pontaria e talvez alguma bonomia por parte dos monteiros que facilitaram muito, ou talvez não contassem que a mancha estava carregada de porcos.
O trabalho de casa foi muito bem feito, trabalhou-se com dedicação, deu-se descanso e tranquilidade aos animais, marcaram-se as portas com mais de dez dias de antecedência, e, quando o trabalho é bem feito, os resultados aparecem e pôde-se assistir ao espectáculo que desfrutaram os monteiros das armadas 1 e 4 (portas 1 a 13 e portas 35 a 50), os porcos a passar foram uma constante, dava um filme magnífico, a minha porta é que estava na armada errada, outros dias melhores virão.
O resultado final foi de seis javalis, mas podiam ser vinte ou até mais.
Não há problema, temos as esperas no Verão, que nos dão muita satisfação e bons resultados.
No final todos estavam contentes, não houve acidentes a registar, o almoço estava bom, a companhia do melhor e já se espera pela próxima, que com muita pena de alguns será só na próxima época venatória, lá mais para Novembro.
Termina assim da melhor maneira um dia para mais tarde recordar.
J.R.































Sem comentários: