domingo, 24 de março de 2013

ARTIGOS DE OPINIÃO – TEMA “ QUAL O PERIODO EM QUE SE DEVE CAÇAR JAVALIS”



Sobre este tema já muito se escreveu e muito se irá escrever ainda, mas como é um tema que é dado a muitas contradições, surgiu-me a ideia de o debater com os leitores deste blogue e abrir uma linha de respostas e de opiniões que serão publicadas e dadas a conhecer publicamente.


Recentemente li e vi num site de uma rede social um relato de uma espera aos javalis realizada há poucos dias numa herdade explorada em regime de caça turística, onde o gestor da mesma exibe num tableau de chasse, que para mim é uma tristeza, quatro javalis abatidos nessa mesma espera.

Pelo aspecto dos javalis, não há nenhum navalheiro nem a meu ver qualquer animal que fosse selectivo, a não ser pela grande densidade de animais que por lá possam andar, não encontro razões para que se cometam estes actos nos dias que correm, ainda para mais com a opinião pública e os defensores dos animais sempre com os olhos postos em cima de nós, não perdendo uma oportunidade para tomarem partido a nosso desfavor, são pontos perdidos por nós, não nos podemos permitir a estes tipos de coisas, mas afinal “nós” às vezes somos mesmo maus naquilo que fazemos e naquilo que transmitimos. Os animais selvagens ainda não pedem dinheiro a ninguém para comer, acho que serem assim abatidos, sem se saber ao certo qual o sexo está muito mal feito e demonstra uma mentalidade retrograda da pessoa que faz isto, é um procedimento condenável, até pelo facto de que o senhor em questão é um ” gestor” de caça.

Isto foi uma nota introdutória para expressar aquilo que penso sobre o defeso desta espécie, não servindo de exemplo para nada, uma vez que até é um exemplo muito mau.



Nesta época do ano, seria bom que se deixasse o campo e os animais em sossego, os animais têm direito a procriar com calma e a nós é-nos exigido que os respeitemos, “O defeso respeitarás, ou caça não terás”, é um ditado muito antigo, mas com muita verdade.

Eu sou defensor de que as batidas, ganchos e montarias deviam ou podiam começar talvez mais cedo, por exemplo a meados de Setembro e terminarem no final de Janeiro.

O seu começo mais cedo não tem nada de extraordinário, até porque as famosas “milharias”, são em alguns casos umas autênticas montarias, por isso mais vale serem as coisas legalizadas e chamadas pelos nomes, acabava-se logo com esse tipo de problemas.

A razão para terminarem mais cedo é de que em Fevereiro e muitas vezes já em finais de Janeiro, as javalinas aparecem prenhes, numa percentagem muito elevada. Daí que é urgente defender estes animais e deixá-los procriar em tranquilidade, corremos o risco de não os ter para caçar no futuro, de uma maneiro ou doutra, os animais escorraçados por cães durante uma montaria, sendo por exemplo fêmeas prenhes, procurarão paragens mais sossegadas para darem á luz, levando assim os futuros efectivos para outras paragens. Virão outros, dirão alguns, mas o que eu observo é que dificilmente uma porca que vai parir fora de uma zona onde viveu, trará para o local de onde foi tirada á força a sua prole, os animais têm sentido e demoram muito tempo a voltar, às vezes gerações inteiras poderão ser perdidas.

Entendo que se devia caçar ao javali no período de Junho ao final de Agosto pelo processo de espera nocturna, pelo processo de montarias, batidas e ganchos, de 15 de Setembro até 31 de Janeiro.

Aguardo por opiniões e ideias. Enviem para reizinhoster@gmail.com ou jareizinho@refer.pt as vossas respostas para serem publicadas e apreciadas por todos, certamente que será uma mais-valia para todos, sendo que somos visitados por caçadores, e não só, de todo o mundo, fico então a aguardar por vós, escrevam e gozem o defeso ajudando o campo e os animais.

J.R.







Sem comentários: