quarta-feira, 13 de março de 2013

TEMPO DE DEFESO, TEMPO DE DESESPERO............





Ainda só se passaram uns poucos de dias e já o pessoal está com saudades de ir para o campo.

Pelo menos no que me diz respeito, tenho já um nervoso miudinho que me deixa cheio de ansiedade.

Sei que temos de deixar a natureza seguir o seu ritmo para restabelecer todas as alterações provocadas por nós e não só, também do ciclo da vida.

Este ano tudo indica que será um bom ano de criação para as perdizes, tem havido muita chuva o que promete um bom coberto vegetal e também a proliferação de insectos, primordiais para os primeiros tempos dos perdigotos.

Haverá também até tarde água nos ribeiros que irão garantir uma bom abastecimento das nascentes e pontos de água reforçando com boas provisões para o Verão.

As sementeiras foram afectadas pelo excesso de chuva, mas ainda assim as terras foram lavradas e isso vai permitir que do pouco que nasça se aproveite ainda qualquer coisa que faça atrair os porcos para esses locais para ver se permitem fazer umas esperas lá mais para a frente.

Nestes dias de sequeiro, resta-nos ainda umas idas aos tortulhos para acompanhar a lampreia, é um petisco divinal, quando bem preparado, agora é o tempo dele, quem puder que se desforre a aproveite ao máximo a época.

Seguidamente teremos umas idas á pesca dos barbos e das carpas, que farão as delícias gastronómicas em “sopas de peixe” , peixe assado na brasa ou frito de cebolada, são também petiscos de eleição.

Portanto e até virem os dias de esperas ao javali, lá mais para o final de Maio, que os listados têm de começar a comer por eles, vamos indo ao campo acompanhar o desenvolvimento das espécies cinegéticas, se for necessário ajudar vamos fazê-lo, porque não com umas esperas às raposas e aos saca rabos como se faz na nossa vizinha Espanha?

Podemos também e á falta de searas com cevada, trigo ou centeio, ir começando a fazer uns cevadouros, ajuda no crescimento dos bacoritos e também vão os grandes habituando-se á paparoca ficando menos desconfiados.

Não faltam assim motivos para nos mantermos ocupados pelo campo, temos de estar é com vontade e ter tempo disponível para tal, mas arranja-se sempre um bocado, e um passeio pelo campo faz tão bem á paz de espirito, aproveitem a época do defeso da melhor forma.

J.R.





Sem comentários: