sexta-feira, 30 de agosto de 2013

OS COELHOS CONINUAM A SER A VÍTIMA DE SEMPRE

CIBIO identifica variante de vírus letal para o coelho-bravo

por Ana Rita Costa29 de Agosto - 2013




Um grupo de investigação do Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos (CIBIO) identificou uma nova variante do vírus responsável pela Doença Hemorrágica Viral (DHV) que afecta o coelho-bravo e os coelhos domésticos.
O estudo foi publicado recentemente na revista científica Emerging Infectious Diseases e analisa a presença e as características desta nova variante do vírus que pode estar associado a taxas de mortalidade de cerca de 50% destes animais em França. Detectada no nosso país em 1989, a DHV é uma doença vírica contagiosa que afecta animais adultos e jovens com mais de dois meses de idade.
“Atualmente, a DHV é uma das principais causas de morte de coelho-bravo na Península Ibérica e a presença desta nova variante vem certamente agravar este problema”, refere Joana Abrantes, uma das investigadoras responsáveis por este estudo. “Atendendo à importância desta informação, o genoma da nova variante isolada em Portugal foi totalmente sequenciado e será brevemente publicado numa base de dados de domínio publico. Isto é fundamental a fim de delinear as medidas de conservação mais eficientes em função da evolução e dispersão desta nova variante do vírus”, conclui.

Sem comentários: