segunda-feira, 13 de outubro de 2014

ABERTURA ÁS PERDIZES DIA 5 DE OUTUBRO

Já nada é como era antigamente.
Agora só uma dúzia de camaradas aparecem para dar inicio a mais uma temporada de caça ás perdizes, longe vão os tempos de sermos mais de três dezenas neste dia com vontade de calcorrear cabeços atrás das vermelhinhas.
Mas ainda assim fomos dar caça ás nossas amigas, que por sinal também andaram arredadas dos caçadores, não se mostrando e quando o faziam só muito timidamente.
Ao começo ainda se levantou um bando com umas sete ou oito perdizes, de onde foi cobrada uma.
Mas um bando que tinha sido referenciado com umas de 15 ou vinte perdizes, não foi visto por ninguém, e só muito esporadicamente se levantava uma perdiz ora outra, parecendo já perdizes revoadas mais do que uma vez, o que não é normal.
Foi possível observar zonas de descanso onde as perdizes normalmente estão durante a noite, todas reviradas dos javalis que por ali deambulam durante a noite e também lhes dão caça, forçando-as a procurar outras paragens e tornando mais difícil a caça por parte dos caçadores.
É um mal que tende a aumentar com a população de javalis cada vez a ser maior.
Mas a volta cumpriu-se, viram-se umas centenas de patos que povoam o rio na zona da cascalheira e que ainda não somos experts na sua caça, mas poderá ser uma vertente a escolher futuramente.
O calor também fez das suas e por volta das dez e meia já as forças estavam no limite, o primeiro dia não perdoa e as pernas cada vez são mais pesadas.
O quadro de caça final foi de cinco perdizes mas ficaram muitas mais para trás.
Os matos são muitos, zonas impossíveis de atravessar, muitos silvados, muito de tudo o que é ruim, enfim, cada dia de caça passa a ser um dia de aventura, nunca sabemos o que o campo nos irá apresentar, neste dia foi assim, os próximos se verão.
O almoço estava muito bom, um bacalhau com grão confeccionado com a ajuda de todos, muita união e camaradagem que é o mais bonito que se leva destes dias, e que ninguém se magoe, por isso que venha o próximo, da minha parte só em 2 de Novembro, é a vida.
Boas caçadas a todos e ficam as fotos da praxe.
J.R.

J.R.




















Sem comentários: