sábado, 4 de dezembro de 2010

INVASÃO DE JAVALIS SELVAGENS

Devido á grande vaga de frio que tem assolado a Europa, tem-se verificado um anormal êxodo de animais. Este fenómeno, dizem os entendidos, só poderá ser explicado, não cientificamente, pois tal nunca foi verificado, mas somente tendo em conta as vagas de frio e vento gelado acompanhados de grandes chuvadas, anormais para a época, que justificarão tal fenómeno.
Como é do conhecimento de todos os caçadores, até esperado por muitos, as migrações de tordos e pombos, são hoje uma agradável visão nos nossos céus, mas o que foi ultimamente observado nos bosques, tanto de terras de “nuestros hermanos” e já dentro das nossas fronteiras, é algo que nos deixa perplexos, mas ao mesmo tempo radiantes de alegrias.
Isto porquê? Porque têm-se visto varas de javalis a dirigirem-se para Portugal, mais propriamente para a zona do concelho de Mação, e segundo últimas notícias, os animais têm ficado acamados e deambulado á noite pela freguesia de Penhascoso.
Este estado de coisas tem deixado preocupados os dirigentes da Zona de Caça Municipal do Penhascoso, que têm uma montaria marcada para o dia 18 de Dezembro, e, assim poderão ter sérios problemas de logística, ao nível de transporte de reses abatidas, pois com o elevado número de animais na zona poderão ver-se em apuros para a retirada das mesmas da zona da mancha no final da montaria.
Outro dos problemas que poderão surgir no futuro, é o das pessoas ficarem enjoadas de comer javali, levando ao extremo de se perder até o interesse pela sua caça, o que poria em causa as outras três montarias marcadas para os meses de Janeiro e Fevereiro.
Para terem uma ideia mais ou menos aproximada daquilo que relato, deixo apenso um vídeo feito nas últimas horas, que regista a passagem de um grande grupo (vara) de animais nas últimas horas, já bastante perto de Penhascoso, iriam a passar, segundo relatos dos observadores, junto do nó da A23, perto da saída para São José Das Matas.

Sem comentários: