quinta-feira, 25 de novembro de 2010

CAÇADA DE 21 DE NOVEMBRO

“O dia da revienga”
Para cumprir o último dia do calendário procuramos fazer algo de diferente.
Pena foi que alguns dos participantes não estivessem devidamente informados e o desfecho final seria outro, mas passemos aos factos.
O dia amanhece esplendoroso, queria que os nossos dias de caça terminassem de forma diferente ao que tinham começado, o início da caça foi inaugurado debaixo de uma chuvada enorme e com um vendaval que levava tudo pelos ares.
Assim para fecho das jornadas cinegéticas juntaram-se cerca de trinta amigalhaços, talvez o número mais elevado desta temporada.
A “revienga” estava lançada e só faltavam os pormenores, como sempre á última da hora, há-de falhar sempre qualquer coisa e aqui não foi diferente, uns sabiam da coisa e vinham preparados, outros nem por sombras o sonhavam, falta da organização, um ponto negativo.
Dois grupos se formaram, um para ir às perdizes, outro para o que viesse, parte-se para a zona a bater e começa a caçada.
Cães no terreno, uma grande algazarra com cães a pegarem nos “coelhos pretos” e a fugirem para fora da mancha, o grupo das perdizes a embaraçar-se com os “coelhos pretos” , e o grupo das esperas a falhar com os objectivos fixados, enfim tudo ao contrário.
Caça em abundância, tanto de aves como de bicharada da outra, no final veio para o monte somente sete (7) perdizes.
Um dia em que não se aproveitou nem caça menor, nem maior, e com todas as possibilidades de ser um dos dias melhores da temporada, a qualquer dos níveis, teria era de ser melhor planeado.
Fica aqui o reparo e de futuro mais cuidado.
Apraz-me dizer que foi bastante simpático da parte do pai do nosso Amigo e sócio Eng. Carlos Barata, o facto de ter trazido o seu acordeão, que com ele animou o pessoal depois do almoço, com algumas das “modas” que se tocavam no bailes de antigamente e que trouxeram boas recordações aos presentes, houvessem raparigas e estava feito o bailarico.
Quero também comunicar a todos os sócios, que tivemos ao almoço a presença do nosso querido amigo Eng. Armando Murta, após um grande período de recuperação, fruto de uma doença que o tem afectado bastante, mas que ele está a combater com todas as suas forças, superando com bravura e tenacidade esta fase menos boa da sua vida.
Força Armando, estamos todos contigo, esperamos ter-te a caçar entre nós brevemente.
Passou-se assim mais um dia, este foi decerto o mais triste dia de todos, porque foi o último dia de caça para a nossa Associação este ano. Esperemos que ainda possa haver uns dias aos tordos em 2011 e talvez uma montaria, aguardemos.
Até lá um abraço e continuarei a dar novidades do que se for passando no nosso concelho e com a malta conhecida, tanto nestas terras, bem como em outras onde formos indo.
J.R.

Sem comentários: