quarta-feira, 30 de novembro de 2011

PERDIZES NA AVESSADA 4º E ÚLTIMO DIA

Avessada, 27-11-2011. Já ninguém quer caça, fartura que vieste tão tarde. Não é que numa manhã como a que este dia nos brindou, só apareceram para caçar meia dúzia de caçarretas. Nem por ser o fecho da época das perdizes e coelhos, fez com que o pessoal saísse da cama, a azeitona tem sido muita e o pessoal anda cansado, enfim, diferente disto só mesmo uma noite de fados deixa o pessoal tão abalado. Umas canjas de perdiz, fazem milagres, porque não tentam.
Mas enfim lá fomos os poucos presentes para a nossa jornada final, dia difícil, porque a passarada anda esquentada e já não espera, ao menor sinal de perigo, ala que se faz tarde. É preciso pernas de aço para vencer os cabeços e a força do mato. Mas a vontade e a determinação fazem milagres e com os nossos cães lá vamos conseguindo levar uma ou outra perdiz ao bornal, para mim foi o melhor dia da temporada, quatro perdizes abatidas, mas somente duas no saco, enfim há-de haver dias melhores.
Assistiu-se a bonitos lances de caça, com bons tiros, bons cobros, e um facto que nos deve deixar cheios de orgulho. Mais uma vez foi abatida uma galinhola, e errada outra, prova mais do que evidente de que elas andam por cá e que gostam do sítio, a ver vamos se para o próximo ano haverá um dia dedicado às bicudas. Os orelhudos também compareceram ao encontro, pois também hoje, houve quem a eles se dedicasse em exclusivo, como os nossos amigos de Pero Pinheiro, convidados do nosso Presidente. Um dia bonito de caça, onde eles pareciam evidentemente satisfeitos e nós também por os termos na nossa companhia. Esperemos que voltem para o próximo ano.
Para terminar este dia, o nosso “CHEF”,deu-nos para degustar uma lebre confeccionada com feijão e tronxuda, estava bom, faltaria um pouco mais de presunto de lebre, mas elas só têm dois cada, foi por isso. Mas este dia não iria terminar sem que se nos fosse dado a ouvir um fadinho, fado vadio como deve ser todo o fado, cantado nas tascas que o viram nascer e por vozes que sem serem das mais melodiosas do mundo cumprem com a função. Da forma como foi cantado, que foi á capela, ainda o valoriza mais, o Sr. Jorge
é um verdadeiro artista, e está rodeado por um grupo de amigos que não o deixam ficar mal, grande acompanhamento, sim senhor, o Sr. João (Padeiro),é do melhor baixo que tenho ouvido por aí. Podem ouvir e ver no vídeo o que estou a dizer a opinar de vossa justiça. Perdizes, e coelhos, só para o ano, mas continuamos com as lebres os pombos e os tordos, enfim sempre há-de haver algo com que nos entretermos, para os que gostam, também há as montarias, então boas caçadas a todos. J.R.

Sem comentários: