terça-feira, 6 de dezembro de 2011

MONTARIA EM SÃO JOSÉ DAS MATAS 12-11-2011

MONTARIAS EM TERRENOS ABERTOS.
As montarias realizadas em terrenos abertos, são uma lotaria, pode sair a sorte grande á organização, que apresenta uma mancha com a qualidade suficiente de animais, e, assim distribui pelos caçadores uma parte das fracções. Como pode também sair “lonas”, a mancha não apresentar animais. Estes factores em terreno livre, têm a ver com variadíssimos factores, como o tempo, o sossego na mancha, os comedouros, etc., No dia da montaria, também o trabalho de campo deve estar feito com dedicação e interesse, se assim for, o resultado pode nem significar muito, pois viram-se sinais evidentes de que os animais ali andam, se aparecem às portas, isso é uma incógnita. Mas a caça é assim.
Pois foi neste cenários que se apresentou a nossa montaria de 12 de Novembro, sinais de que os porcos visitavam a mancha, porque a comida dos cevadouros era comida na totalidade durante a noite, as expectativas eram boas, mas o resultado final saldou-se por um avistamento fugaz de um javali, por mim próprio, e uma raposa que não escapou ao tiro de um monteiro que já estaria mais impaciente. Não podemos apontar falhas às matilhas, elas bateram a mancha na totalidade, tanto na ida como no regresso, para pena nossa os cães não levantaram nenhum javali, pois eles não estavam dentro da mancha Á organização, não há que apontar nada, a caça é isto mesmo e quando se lida com animais selvagens, estes são sempre os resultados mais previsíveis. Foi isso sim, uma festa dos caçadores onde não faltou a boa disposição, um bom taco e um bom almoço no final da montaria, serviram para confortar os estômagos e fazer esquecer o que de menos bom houve na caçada, que foi a falta de porcos.
Mas a falta de animais com rabo, essa não se fez notar porque apareceram alguns com apêndices traseiros, que se não era instrumento de abano, era sem dúvida um adereço que lhe ficava muito bem, vaidoso andava ele por todo o lado a mostrar-se. Apraz-me realçar de que não se registou nenhum acidente, a caçada para o ano calhará melhor. Até lá boas caçadas. J.R.

Sem comentários: