segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

LARGADA DE PERDIZES E FAISÕES 03-12-2011

Para cumprir o calendário venatório, levou a direcção da Associação de Caçadores do Concelho de Mação (ACCM), a efeito mais uma largada de perdizes e faisões nas terras da Avessada. Cedo se reuniram os convivas, que com este clima de crise, ainda conseguiu juntar umas dezenas de amigos que gostam de se juntar a nós nestas ocasiões, a (ACCM) agradece as vossas presenças. Tomado o pequeno-almoço da praxe, foi realizado o sorteio das portas e ala para o monte que se faz tarde e a manhã não podia estar melhor para estas coisas de caçar numa largada.
Os lançadores da caça, começaram o seu trabalho muito envergonhados, pois ou seria do frio ou estavam com medo de serem picados pelas perdizes ou pelos faisões, que logo os largavam sem lhes darem um empurrãozinho que os fizesse voar com mais vontade, cedo se rectificaram as coisas e a passarada começou a voar com mais destreza. Há a condicionante do vento que continua a condicionar o voo das aves, como é normal, os genes e a natureza são mestres, e ainda bem que não conseguimos transformar por completo tudo em que tocamos.
Muitos tiros certeiros, muitos pregos, é assim a caça, mas no que toca ao divertimento foi uma boa manhã de caça e tiros, qual torneio de tiros aos pratos, qual quê, isto é que é um treino á maneira, fico a pensar se não seria mais útil no início da caça, se no final, é que assim ao principio já não havia desculpa para os falhanços a que por vezes assistimos, por mim falo, caraças, é cada prego às vezes que é como diz um amigo meu “dois tiros tão bem dados e vai-se embora a perdiz”, como se os tiros falhados pudessem ser bem dados, mas enfim, fica sempre a intenção. No final da caçada foi feito o “tableau de chasse”, e verificou-se que a pontaria nem tinha sido muito má por parte de todos os participantes, mas as perdizes tinham ficado a rir-se de nós, pois safaram-se ainda umas quantas, ficaram para o rabisco do dia seguinte.
Dividida a caça por todos, só nos restava regressar á sede do Centro de Convívio da Avessada para o repasto do almoço, uma churrascada á maneira que foi mais uma vez confeccionada pelo César, estava muito bom, com todo o pessoal a ficar deveras satisfeito. Pois é o que é bom acaba depressa e quando estamos junto de amigos o tempo parece que voa, o dia estava a chegar ao fim, mas as recordações ficam cá, para mais tarde falarmos de mais um dia passado em excelente companhia, venham mais dias destes. J.R.

Sem comentários: