Numa magnífica manhã de sol, juntaram-se um grupo de amigos para realizarem a largada de Aves de Caça, que anualmente a ACCM promove e onde procura juntar sócios e amigos da ACCM para uma brincadeira em conjunto.
Os atiradores eram 26 e mais alguns amigos a quem coube a tarefa de lançar as aves.
Feito o sorteio e dadas as instruções da praxe onde se chama sempre a atenção para a questão da segurança, foi servido o taco e de seguida partiu-se para a zona da largada.
Com a s portas colocadas dá-se início ao lançamento das aves e logo se começam a ouvir os primeiros disparos.
Algumas aves, nomeadamente os faisões voavam bem, mas já algumas perdizes deixavam muito a desejar, mostrando indícios de serem aves com parque de voo muito pequenos ou até mesmo inexistentes.
Mas se as aves cumpriram, o mesmo não se pode dizer dos caçadores, que em boa verdade se diga, eram mais marteleiros que caçadores, deixando abalar muita caça.
Mas o dia foi bem passado e no final após a contagem das peças e da apresentação do tableau de chasse, foi tirada a foto de grupo e na distribuição da caça, calhou a cada caçador quatro perdizes e dois faisões, uma média de 60 % da caça.
Afinem a pontaria, uns treinos também não fazem mal a ninguém.
O almoço foi animado e estava muito boa a feijoada, parabéns ao cozinheiro César.
Após o almoço foi feita uma singela homenagem de despedida de sócio ao amigo José Sanches, que deixa assim as lides da caça, pelo menos nos moldes normais, a idade a isso obriga, fica sempre convidado a vir visitar-nos e fazer uma perninha sempre que queira, porque caçador somos até morrer.
Para além desta pequena homenagem, foi também contemplado com um bolo surpresa e foram cantados os parabéns ao José Manuel (Casaldeira para os amigos), que ficou emocionado com esta pequena brincadeira, enfim um dia pleno de festas.
Passou-se assim mais uma excelente jornada de caça e mais um dia para o álbum de recordações.
A próxima vez será a montaria do dia 15 de Dezembro, até lá boas caçadas.
J.R.
Sem comentários:
Enviar um comentário