sábado, 2 de novembro de 2013

CAÇADA ÁS PERDIZES DIA 26 DE OUTUBRO

Tudo indicava ser uma manhã em nada diferente de tantas outras….Céu relativamente limpo, com algumas nuvens, uma ligeira brisa e um friozinho que se esgueirava, sorrateiramente , por entre as mangas da camisa e a pele dos 12 irredutíveis caçarretas que se apresentaram para cumprir mais uma jornada de caça.
8horas - Vale da Gama/Envendos/ Mação -26/10/2013


Cumpridos os rituais: cumprimentos, pagamento do almoço e cafezinho matinal, acompanhado por um bolinho, perspetiva-se a caminhada. Instala-se um nevoeiro persistente e ameaça chuva. O “chefe”, ex-presidente e detentor de procuração eterna devidamente ajuramentada, “ameaça” não caçar se entretanto se abater algum dilúvio, por pequeno que seja, na pista a percorrer-Avessada-Envendos-Avessada.
Começa a caminhada, homens e animais enfrentam o mato e……10 minutos depois, encharcado até aos ossos pela água depositada no dia anterior nas estevas, tojos e outras variedades da nossa flora local, o primeiro caso , um tiro, dois, mais e três e ainda mais dois indiciam uma peça de caça difícil de cobrar. Avisto-a ao longe, é um pombo bravo que desaparece no nevoeiro. Suspeito tratar-se de uma alma do outro mundo que, à quatro anos engoliu 150gr de chumbo(5tiros) e, cada vez que o tentava apanhar, levantava voo novamente tendo desaparecido sem deixar rasto. Sucediam-se os tiros, espaçados, mas ainda assim indiciando a existência de algumas vermelhinhas que nos vão proporcionando alguns lances de belo efeito, e alguns coelhitos desprevenidos que teimosamente vão “atropelando” O André – o mais novo do grupo que vai dando conta do recado com eficácia.
Como habitualmente O LA atualizou o GPS e com tal zelo e precisão que se estendesse a mão acabava por apanhar as “vermelhinhas” `a mão. E Isto só não aconteceu porque o Presidente encomendou novas tecnologias para levantar as “bichas”-Motos4.
Seriam este batedores especializados que assustaram de tal modo as perdizes, que a sua velocidade de arranque aumentou exponencialmente tendo uma delas , para além de derrubar o chapéu do LA, ter sido brindada com uma salva de “pregos” que acabariam apenas por assustar o amigo Cristo que por ali andava nos seus afazeres . Desculpas pedidas pelo susto e imediatamente alguém propôs, por entre um pé de esteva e uma irredutível balsa persistente, que as multas continuassem a ser grades mas…das médias, sempre se poupava na mão de obra.
Paulatinamente a volta foi sendo cumprida e apesar dos esforços, não conseguimos vislumbrar as lebres de estimação do Sr. Cardoso. Suspeita-se que este respeitável proprietário local, as tenha “aprisionado” na vinha onde colocou as ovelhas a pastar.
Alguns “pregos” depois e um ou outro lance de belo feito voltámos ao ponto de partida percorridos que foram 9.9Km(GPS a funcionar) nesta bela caminhada.
Resultado final-9 perdizes, dois coelhos e uma alma do outro mundo(Pombo bravo)
Seguiu-se o almoço, Leitão com batatinha frita e respetiva salada acompanhado por um branco frisante e ou tinto, de acordo com o gosto de cada um. Um autêntico pitéu fornecido pelo amigo Lopes – da empresa Beira Codes, complementado pelo excelente serviço de cozinha prestado pelo Joaquim Luís e Esposa.
Como última nota assinalo a presença, ainda que momentânea, do meu colega de escola que hoje, para além dos seus afazeres profissionais , é produtor dos famosos Terras do Gama, tintos e brancos de qualidade que ficam sempre bem em qualquer mesa de bom gosto. Certamente, um destes dias, e contando com a sua generosidade habitual, teremos o prazer de poder degustar as novas “pomadas”. A coisa promete…….
Ainda apareceu o pica - miolos…
E afinal não choveu…
Boas caçadas
zg
























Sem comentários: