quinta-feira, 20 de outubro de 2011

DIA DAS LEBRES

Começou o dia com o habitual ajuntamento de todos os que procuram passar um dia no campo. Para alguns, o dia estava ainda por acabar, tal é o aspecto que trazem para estas brincadeiras, o vento é muito forte e deixa como que uma má disposição, ou será das minis?
Tomamos o café e ficamos á espera que viessem todos os intervenientes na caçada, fomos até ao terreiro da escola e para surpresa dos presentes, assistimos a uma passagem de tordos como há muito não se via. Sim de tordos e em quantidade suficiente para todos quantos estavam no local ficassem com o bornal cheio, se conseguissem os tordos que podem caçar por jornada.
Portanto nem tudo está mau no reino de Diana, resta-nos esperar que eles por cá fiquem, pelo menos até Fevereiro. Mas caçadas á parte, chegados todos os convivas, e depois da prelecção da praxe, partimos para a mancha a bater, calhou-me ficar nas esperas, uma gripe prematura a isso obrigou. Nota-se que com o tempo muito quente para a época, faz com que haja alterações no hábitos dos animais que procuram a beira das casas para disporem de comida e água, já que o campo não oferece nada nesta altura do ano.
Um facto cada vez mais marcante, e, que vai sendo a nota dominante da situação da caça em geral. Temos de traçar objectivos para o futuro ou então vamos ter de procurar uma solução que pode passar pelos repovoamentos, com todos os problemas que daí advêm no futuro. Teremos de encontrar outras soluções que passarão por comedouros e bebedouros espalhados pelo terreno, temos muito trabalho de campo a fazer e chegará para todos, assim haja vontade. No geral a caçada até não correu mal, não fosse a aspereza dos terrenos e a escassez de caça, como já disse, teve de se bater muito terreno para conseguir trazer alguma coisa no bornal.
O saldo final ficou-se pelas 14 perdizes e duas boas lebres, somando tudo, o saldo ainda foi positivo. O almoço foi um excelente COZIDO Á PORTUGUESA, que de carnes não estava mau, não senhor.
Foi finalmente renovado o stock de camisolas e bonés, já com o simbolo a cores, portanto agora já não há desculpas para não virmos bem vestidos para a concentração, no mato, enfim, cada um usa a roupa que mais lhe agrada, e que melhor o resguarda dos tojos. Comeu-se, bebeu-se, brincou-se e mais um dia cumprido, com o bom ambiente geral que deixa sempre vontade de voltar no fim-de-semana seguinte. Continuem assim e no final do ano estaremos todos de parabéns, boas caçadas e até dia 22. J.R.

Sem comentários: