segunda-feira, 24 de outubro de 2011

UM DIA É DA CAÇA OUTRO DO CAÇADOR……………………

Pois assim se passou com o dia de hoje, foi o dia da caça. Reunidos como é hábito, entre as 07h00 e as 07h30, lá nos encontramos para mais uma jornada do calendário. Não éramos muitos, mas os suficientes para fazer o gosto ao dedo. Escolhida a estratégia, partimos para os lados do campo da bola, zona querençuda pelas suas belas perdizes, assim foi no ano passado.
Linhas feitas e esperas colocadas, partiu-se para o mato, sim muito mato e algum já praticamente intransponível, mas vamos avançando, que somos malta de barba rija. Muito feitio de coelho, muitos espojeiros de perdizes, penegaço, mas das vermelhinhas nada. Nem pena nem pelo se ia levantando á passagem da marabunta, só mesmo ao início se levantaram ao fundo das hortas da Cumeada, uma meia dúzia delas.
Tivemos como convidados um colega meu o Aparício, que no final do dia devia dizer mal da vida, nunca tinha apanhado tamanha esfrega, e, também o Doutor Ricardo, Veterinário da Chaveirinha, que com um cão de bons ventos, fez as perdizes na vinha do Lobo, mas que não deu o gosto ao dedo, juntou-se ao elo mais fraco é o que dá. Para a próxima vez vai encostado ao Presidente e pode ser que a coisa corra mais de feição.
Chegados ao Vale da Horta, andava uma máquina a abrir valas para os eucaliptos, a caçada já não poderia correr da melhor forma, tal era a barulheira produzida por ela, a caça estando alerta é sempre mais difícil de se levar a tiro. Ainda assim houve ocasião para o Vítor Xisto, estourar com uma orelhuda junto ao palheiro das cabecinhas, ficou mais composto o ramalhete, que se saldou por uma dúzia das patas vermelhas e uma lebre. O almoço já era conhecido de outro Domingo, e no final além do bolo de mel, também houve brincadeira quanto baste, o que deixa sempre uma nostalgia na hora de abalar, mas os dias chegam todos ao fim, fica também a promessa de voltar para mais uma jornada, agora que chegou a chuva e o tempo mais fresco, pode ser que comece a melhorar a performance do pessoal, dos cães e que os resultados comecem a espelhar a categoria da nossa equipa. Até dia 30, para quem for caçar nesse dia, para mim é até dia 5 de Novembro, já na Avessada, e não se esqueçam que eu também gosto de lebre, seja com arroz ou com feijão, boas caçadas a todos. J.R.

Sem comentários: