quarta-feira, 10 de novembro de 2010

RESCALDO DA LARGADA

Depois da tempestade vem a bonança.
Nada de mais verdadeiro neste provérbio, o dia 01 de Novembro apresentou-se com uma cara alegre, irradiando sol e calor, dia tão espectacular que até o mato estava enxuto, comparado com o dia anterior, ninguém diria.
Pois foi nesta bela e soalheira manhã que fomos dar a volta com os nossos canitos á zona circundante da largada do dia 31 de Outubro.
Juntamos uma dúzia de caçarretas e lá partimos dando assim início a mais uma jornada.
Pelas peças de caça que tinham passado incólumes pelas portas, previa-se uma manhã animada, tínhamos de fazer pela vida e pelo almoço, caso não apanhássemos nada o almoço estaria em risco, o menu indicava " Arroz com perdiz e faisão ", portanto ou se comia o arroz acompanhado dos ditos ou seria arroz seco com pão.
Mas a experiência conta muito e as certezas de que não íamos ficar mal era quase certa, nem uma hora era passada e já o nosso mochileiro ia a caminho do Centro de Convívio de Avessada com uma carga de perdizes e faisões que dariam perfeitamente para saciar a fome e aconchegar os estômagos dos nossos amigos. O nosso amigo César trataria dos bichos, com a certeza do almoço já ganho lá continuamos.
Não julguem que por serem de aviário a caça a estes exemplares são favas contadas, nada disso, além de voarem muito bem, também são animais que não ficam parados, pelo menos os faisões, uma vez que não têm o instinto de bando como as perdizes. A zona envolvente foi batida uma e outra vez, as perdizes colam-se ao chão e somente quando passamos com os cães por lá duas ou três vezes é que saem a tiro, os faisões ficam quase todos por lá na maioria das vezes.
Também á que referir a captura de um láparo, que só tem desculpa de ter sido abatido pois palavras do próprio explicam. (- Só vi um relampejar!), ora como todos bem sabemos, tudo o que relampeja anda no ar (relâmpagos), vai daí a confusão e o tiro certeiro.
Mas ainda assim se apanharam peças em número suficiente para se dar o gosto ao dedo e caber em sorte uma peça a cada caçador, aliás como é apanágio na nossa Associação.
Uma jornada de caça diferente, passou-se assim um dia de feriado de forma absolutamente
espectacular com o campo a receber-nos de forma extraordinária, talvez a despedir-se dos dias bons, a julgar pela semana que se seguiu.
Almoço bem confeccionado que juntou o pessoal e a convidar para um final de tarde mais sossegado, o fim-de-semana foi dos XXXL e é altura de nos resguardarmos até á próxima jornada, não tarda nada está aí, até lá.
J.R.

DEPOIS DE DOIS DIAS DE CAÇA SEGUIDOS NÃO APETECE MUITO, É SÓ FASTIO.

12 VERMELHINHAS (ALGUMAS DAS VERDADEIRAS)

4 FAISÕES E UM COELHO "VOADOR"

JÁ TODA A GENTE COMIA, SEMPRE ATRASADO MAS COM O BANHINHO TOMADO.

LUTA DE FAISÕES OU O ÚLTIMO BEIJO.

Sem comentários: