O CAÇADOR DE PERDIZ
COMO O EXERCÍCIO DA CAÇA EXIGE UM GRANDE DISPÊNDIO DE ENERGIA FÍSICA, NECESSITA O CAÇADOR DE PERDIZES DE POSSUIR EXCELENTES PERNAS, VISTA APURADA, ÓPTIMO CORAÇÃO E, AINDA, UM ESTÔMAGO MUITO SÓLIDO, PORQUE, MESMO QUE AO SAIR DE CASA TENHA COMIDO BEM, O QUE É RARO POR SER DE MADRUGADA, NÃO SABE NUNCA QUANDO PODERÁ VOLTAR A FAZÊ-LO, TUDO DEPENDENDO DA HORA CONVENIENTE E DE ENCONTRAR ÁGUA, PORQUE EMBORA A LEVE PARA SI, TEM DE ARRANJÁ-LA PARA O CÃO, MAS, SE POR QUALQUER MOTIVO, NÃO PUDER ALIMENTAR-SE DURANTE A JORNADA, DEVE ESTAR APTO A PERCORRER VIGOROSAMENTE AS PLANÍCIES E MONTES SEM PREJUÍZO, CONFIANTE NO SEU MORAL E FÍSICO, POTÊNCIAS QUE ACTUAM UMA SOBRE A OUTRA COMPLEMENTANDO-SE.
O CAÇADOR AUTÊNTICO CAÇA POR PRAZER, NÃO MEDE A SUA SATISFAÇÃO PELO NÚMERO DE PEÇAS MORTAS, E QUANTAS MAIORES FOREM AS DIFICULDADES MAIS EMPENHO TERÁ, NUNCA DESISTINDO POR TER UM DIA MAU, ESQUECENDO A FADIGA E OBRIGANDO O CÉREBRO A DOMINAR OS OUTROS ORGÃOS, IMPONDO-LHES A SUA DECISÃO DE CONTINUAR.
QUEM NÃO POSSUIR ESTAS QUALIDADES, NUNCA SERÁ UM CAÇADOR.
NADA DÁ MAIOR SATISFAÇÃO DO QUE SABER VENCER AS MANHAS DE TODAS AS ESPÉCIES, POR CONHECER-LHES OS COSTUMES ASSIM COMO EM TODAS AS OCASIÕES ADIVINHAR AS SUAS INTENÇÕES.
O CAÇADOR NASCE, NÃO SE FAZ. É MUITAS VEZES UM CASO DE HEREDITARIEDADE, E NÃO TEM DE SE ENVERGONHAR, MUITO PELO CONTRÁRIO DEVE TER ORGULHO, PORQUE SER AFICIONADO PELA CAÇA NÃO TRAZ CONSEQUÊNCIAS DESAGRADÁVEIS E EVITA VÍCIOS PERIGOSOS, SENDO EM MUITOS CASOS UMA DIVERSÃO ÚTIL.
APESAR DE SER UM DESPORTO DOS MAIS VIOLENTOS, NUNCA FEZ MAL A NINGUÉM A SUA PRÁTICA, POIS CADA UM PODE EXERCÊ-LO CONSOANTE AS SUAS POSSIBILIDADES.
O DEVOTO DE SANTO HUBERTO É, SALVO RARAS EXCEPÇÕES, UM HOMEM TRANQUILO, PRUDENTE E AMIGO DA NATUREZA, CONTRAINDO GRANDES AMIZADES QUE PERDURAM PELA VIDA FORA, SE NÃO TIVESSE MUITOS OUTOS ASPECTOS BONS, ESTES BASTARIAM PARA DEFENIR A CAÇA COMO ESPLÊNDIDA MODALIDADE DESPORTIVA.
Visconde do Reguengo
In: do livro A Caça em Portugal (Editorial Estampa)
Sem comentários:
Enviar um comentário