quinta-feira, 5 de março de 2009

OS REIS DO SUJO


OS REIS DO SUJO
MUITO TENHO LIDO E MUITO SE TEM DITO SOBRE OS JAVALIS (SUS SCROFA). MAS ACERCA DESTES NOBRES ANIMAIS TENHO A MINHA OPINIÃO E QUE PENSO QUE PELAS EXPERIÊNCIAS VIVIDAS (QUE NÃO SÃO TANTAS COMO DESEJARIA, MAS…), POR TUDO QUANTO TENHO DISFRUTADO E OBSERVADO, POSSO DIZER MAIS UMAS QUANTAS COISAS (PATACOADAS, LARACHADAS, TALVEZ MAS CÁ VAI).
OS JAVALIS TÊM UMA FISIONOMIA BASTANTE BEM ADAPATDA AO MEIO ONDE VIVEM, ONDE FAZEM OS SEUS ENCAMES E POR ONDE SE ALIMENTAM, SÃO NA REALIDADE OS VERDADEIROS REIS DO SUJO E DOS MATORRAIS, LOCAIS DE EXCELÊNCIA POR ELES ESCOLHIDOS. SOMENTE AS SUAS RIJAS CERDAS E A EXPESSURA DA SUA PELE LHES PERMITE ENFRENTAR SILVADOS E TOJAIS, (“LA EXPESSURA DE LA MALEZA” COMO DIZEM NUESTROS HERMANOS) POR ONDE QUANDO PERSEGUIDOS FAZEM VERDADEIRAS AUTO-ESTRADAS PARA MAL DE UM QUALQUER INCAUTO CÃO QUE SE DEIXE ATROPELAR POR UM DESSE BÓLIDES LANÇADOS Á VELOCIDADE MÁXIMA.
É NA MONTARIA QUE ESTES ANIMAIS MOSTRAM TODO O SEU PODER, VALENTIA E BRAVURA. PERSEGUIDOS POR MATILHAS DE CÃES QUE OS FORÇAM A SAIR DOS SEUS ENCAMES, EM DESRRESPEITO POR QUEM TANTO LUTA POR ALIMENTOS E POR UMA BOA BANHA, NEM O SONO REPARADOR PODEM DISFRUTAR NESSES RECANTOS SOALHEIROS.
VENDO-SE DESCOBERTOS OU PONDO-SE Á ESCUTA OS VELHOS NAVALHEIROS CEDO DÃO ÀS DE VILA-DIOGO PARA VER SE PODEM PASSAR DESPERCEBIDOS AINDA ANTES DAS PORTAS ESTAREM COLOCADAS, ATENTOS AOS MAIS PEQUENOS RUÍDOS QUE LHES COMPROMETAM A SEGURANÇA.
EIS POIS O PORQUÊ DA IMPORTÂNCIA DE QUANDO NOS DESLOCAMOS PARA OS POSTOS NUMA MONTARIA GUARDEMOS O SILÊNCIO, TAL QUAL COMO NUM TEMPLO RELIGIOSO. SE ASSIM NÃO FOR VAMOS VÊ-LOS PASSAR MAS JÁ FORA DO ALCANÇE DAS NOSSAS ARMAS E FORA DA MANCHA. COMO NÃO SEI, MAS COMO É QUE SE EXPLICA QUE ESSE GRANDES MARRANOS ASSIM COMO AS PIARAS DE JAVALIS TÊM TENDÊNCIA PARA FUGIR PARA FORA DA MANCHA? PORQUÊ NÃO O CONTRÁRIO, FUGIR EM DIRECÇÃO ÁS PORTAS, LIVRA…
OUTRA QUESTÃO QUE NÃO A MESMA MAS QUE É PERTINENTE. QUANDO VAMOS ÀS MONTARIAS VEMOS ALGUNS QUE SE INTITULAM MONTEIROS, (COM AS SUAS POTENTES CARABINAS) A CORTAR AS RESES AOS OUTROS QUE PACIENTEMENTE AGUARDAM NAS SUAS PORTAS, DEIXEM ENTRAR E CUMPRIR OS ANIMAIS OU SERÁ QUE TÊM MEDO DOS BICHOS. CONVENHAMOS QUE QUANDO UM DESSES MACARENOS ARRANCA NA NOSSA DIRECÇÃO TUDO DENTRO DE NÓS ESTREMEÇE, MAS ASSSIM É QUE É BOM, ADRENALINA NO MÁXIMO, É UMA SENÇASSÃO INDISCRITÍVEL PELO MENOS EM PALAVRAS. QUEM NUNCA EXPRIMENTOU PODE IMAGINAR MAS QUANDO ESSE DIA CHEGAR, AÍ SIM SOMOS NÓS CONTRA O ANIMAL. QUANDO O LANÇE SE DESENROLA NUM ESPAÇO DE POUCOS METROS, COM ESSE GRANDE NAVALHEIRO DESEMBOLADO NUMA VELOCIDADE LOUCA CONTRA NÓS E DISPOSTO A LEVAR O QUE FOR PRECISO NA FRENTE, FICAMOS NO MESMO PÉ DE IGUALDADE, FIRMEZA, CORAGEM, SANGUE FRIO E PONTARIA. PARTE O TIRO CERTEIRO E JÁ O TEMOS. PRESTEMOS-LHE EM SILÊNCIO UMA MERECIDA HOMENAGEM A ESSE GRANDE ADVERSÁRIO, QUE TÃO BEM NOS COLOCOU NO GRUPO DAQUELES QUE ESCOLHEM ESTA FORMA LEAL DE COBRAR UM ANIMAL E NÃO DA FORMA MENOS ELEGANTE DE ATIRAR DE COSTA A COSTA.QUEM GOSTA DE FAZER TIRO AO ALVO VAI A UMA CARREIRA DE TIRO.
VOLTANDO DE NOVO AO QUE ME LEVOU A ESCREVER ESTAS BREVES LINHAS PARA FALAR DOS REIS DO SUJO DA SUA CORAGEM E BRAVURA. QUEM É QUE AINDA NÃO VIU UM AGARRE A UM GRANDE PORCO, A FORMA COMO ELE SE DEFENDE DOS MUITOS CÃES QUE LHE QUEREM DEITAR O DENTE, SÃO DESDE OS PEQUENOS E VALENTES PODENGOS AOS GRANDES CÃES DE AGARRE DE INÚMERAS RAÇAS, (SEM DÚVIDA QUE PARA MIM E SEM DESPRIMOR PARA AS OUTRAS RAÇAS DOS QUE MAIS GOSTO SÃO DOS CRUZADOS DE DOGO ARGENTINO COM PODENGOS GRANDES, SÃO UM ESPECTÁCULO) QUASE SEMPRE ESSE MARRANO VENDE CARO A SUA VIDA, POIS ATÉ CHEGAR O MATILHEIRO QUE O VAI COBRAR Á FACA, (É ASSIM QUE DEVE SER TIRADA A VIDA A UM PORCO EM AGARRE E NÃO A TIRO, ELE MEREÇE TAL QUAL UM TOIRO NA PRAÇA APÓS SE TER TERMINADO A LIDE COM A CAPA, MORRE COM O AÇO DA ESPADA. AQUI NO MATO O JAVALI EM AGARRE TEM A NOBREZA DO TOIRO NA PRAÇA E MEREÇE UMA MORTE LIMPA) RARAS SÃO AS VEZES QUE NÃO LEVA CONSIGO ALGUNS DESTES CÃES COMPLETAMENTE DESPEDAÇADOS E CORTADOS PELAS SUAS NAVALHAS (POSTERIORMENTE EXIBIDAS COMO TROFÉUS SEM SEREM LEMBRADOS OS VALENTES QUE AS AJUDARAM A CONSEGUIR), MAS É ASSIM A LEI DO “MATORRAL” VENDE-SE VIDA COM VIDA. MAS O GRANDE MACARENO MORRE COM DIGNIDADE SEM SOLTAR UM URRO, SEM DEMONSTRAR DOR NEM MEDO, É SEM DÚVIDA UM VALENTE E MORRE COMO UM REI, DE PÉ.
AGRADEÇO ASSIM A ESTES NOBRES ANIMAIS COM QUEM JÁ PASSEI E DISFRUTEI TÃO BONS MOMENTOS NA CAÇA, ESPERO QUE NO FUTURO AINDA VOLTE A PASSAR MUITOS MAIS, PARA COMPARTILHAR COM TODOS VÓS.

Sem comentários: