quinta-feira, 1 de outubro de 2009

EM JEITO DE BALANCETE

O início da temporada de caça nos terrenos ordenados em Setembro veio dar uma lufada de ar fresco aos caçadores e cães que agora podem começar a época mais cedo cerca de um mês.
Assim fizemos nós na nossa reserva e para começar não está nada mal.
Não fossem as altas temperaturas e a dureza dos matos o saldo teria sido de certeza muito superior, pois as agravantes do tempo (aquecimento global dizem) não ajudam nada os cães a fazer o seu trabalho. No mato seco os coelhos praticamente não deixam rasto, os cães dão com eles mas depressa perdem o rasto e desinteressam-se, como ainda não choveu estão nos buracos e torna-se uma missão impossível a sua captura, para bem deles.
Mas com todas as adversidades e como o tempo útil nas caçadas conta-se por uma dezena de horas, o saldo até nem foi negativo pois capturaram-se:
26 COELHOS
2 LEBRES
1 JAVALI
Nada mau para este início de época, agora que se vão poder caçar perdizes vamos ver como se portarão os pássaros. Há muitas expectativas criadas á volta delas, mas penso que este ano não é o ano delas, a criação foi fraca e não há a densidade de outros anos atrás, mas vamos ver e procurar não debelar a espécie para que no próximo ano a população se reabilite. Sabemos que após alguns anos maus e havendo fraqueza nos bandos a própria natureza se encarrega de orientar as coisa no sentido de haver o equilibrio das espécies. Por este motivo é que é tão importante o conceito da bio-diversidade. Para pensarmos e reflectirmos nestes pontos que servirão de orientação para os dias que aí vêm.
BOA ABERTURA A TODOS OS CAÇADORES PORTUGUESES (E TODOS OS AFICIONADOS DE SANTO HUBERTO NA GENERALIDADE POR ESSE MUNDO FORA) COM PRUDÊNCIA E BOM-SENSO.

Sem comentários: