" VENTOS DO MONDEGO"
Este foi um dia de caça diferente dos demais, diferente porquê?
Porque tivemos na nossa companhia os nossos amigos de Formoselha, que vieram passar um dia de caçaria na nossa companhia, atrás das nossas perdizes, ou o que for.
Apresentou-se o dia numa forma excelente que até apetecia metermo-nos por esse campo fora durante horas e horas para exercitarmos o corpo e extasiarmo-nos com esta paixão que nos move fim-de-semana após fim-de-semana.
O espírito é este mesmo e damos assim inicio á caçada com uma linha de batedores de respeito, as portas hoje também estavam guarnecidas com atiradores de elite como no final viemos a comprovar.
Tardaram os primeiros tiros e quem abriria as hostilidades seria o nosso amigo Toco que cobrou uma perdiz num lance muito bonito.
As vermelhinhas aguentaram o que puderam lá no alto do cabeço, mas a persistência e a tenacidade dos nossos amigos que não se detiveram perante a dureza do monte, fizeram com que elas lhes saltassem á frente, um bonito bando de cerca de 20 perdizes, ainda há destes bandos mesmo decorridas várias jornadas de caça, tendo eles cobrado desse bando cerca de 6 perdizes. Lances bonitos com tiros de belo efeito, e com cobros bastante bem efectuados.
Com alguns tiros aos tordos, às perdizes e um ou outro coelho falhado lá se foi passando a manhã, continuávamos todos bastante animados porque as espécies cinegéticas teimavam em aparecer, nós também tínhamos vagar para lhes dar luta e continuamos.
Uma “bonita” raposa atravessou-se á frente do “Sousa” e digo-vos : - aquela não come mais nenhum coelho! Continua em forma este nosso amigalhaço.
Também aproveito para lançar um aviso ao Rui para que ensine os cães dele a respeitarem mais a caça, não querem lá ver que apanharam uma perdiz que andava a fazer dieta, já uma perdiz não pode ir ao "Póvoas" para fazer um regime que vem logo um cão engraçadinho estragar a dieta da bicha, enfim.Estiveram em grande os nossos amigos e todos eles livraram a sua grade, o mesmo não posso eu dizer, mas bonito é deixarmos que os nossos convidados se divirtam, senão numa próxima vez não queriam vir. Desculpas!
O quadro final da caçada apresentou 17 das vermelhas e 1 flanelas, troféu para todos, mais uma vez cumprimos os objectivos. Somos ou não os maiores? Claro que somos.
Mais uma manhã excelentemente passada, boa companhia, para rematar tivemos um almoço servido pelo nosso cozinheiro residente, que é o amigo César, á base de javali estufado com batata cozida, embora houvesse também prato de dieta, pois houve quem comesse uma latinha de atum com as ditas. O bolo de mel também apareceu no final e o café foi servido por um excelente empregado que só será comparado á moçoila de que nos falou o Prof. Gonçalves na sua crónica do dia 7 de Novembro.
Quero também deixar uma palavra de consolo aos nossos amigos e aos irmãos Gonçalves em particular que não puderam estar presentes na caçada, por afazeres pessoais e profissionais, não se preocupem, mais dias virão, Domingo há mais e contamos com vocês. Esperemos que os convidados não tenham dado por perdido o tempo que passaram na nossa companhia e ficamos a aguardar uma próxima visita que será porventura na próxima época cinegética, ou até antes, nunca se sabe. Para eles um obrigado muito especial, pela ajuda que nos deram e pela excelente forma como se integraram no seio dos caçadores da nossa Associação.
Até á próxima.
J. R.
1 comentário:
Foi com muito interesse e satisfação que constatei que ainda existem pessoas para as quais a amizade não é palavra vã.
Li e reli o que ficou por vós escrito.Excelentes fotografias.faço os melhores votos de felicidades para o presente e,porque não,para o futuro.
Infalizmente nós caçadores aqui de Cascais nada pudemos fazer para proteger o pouco que resta.Acabou-se.Está tudo cheio de casas e o que resta nos verões vai ardendo.
Abraços e continuem.
Enviar um comentário