segunda-feira, 15 de outubro de 2012

ABERTURA GERAL 2012, DIA 07 DE OUTUBRO.


Finalmente o dia tão ansiado pela maioria dos caçadores chegou.
O dia da abertura geral finalmente irá dar hipótese aos caçadores de andarem pelos campos atrás da emblemática “Rainha” da caça menor, Sua Excelência a Perdiz Vermelha.
Foi com este sentido e com esta vontade que 22 caçadores se reuniram neste dia 07 de Outubro para cumprirem a tradição na nossa Reserva de Caça Associativa.
Começou cedo a nossa missão de bater montes e cabeços atrás das vermelhinhas, após um breve briefing, ficou decidido quem ia esperar, para que sítios iriam, e quem iria bater. Depressa se passou á acção e breve estávamos no monte bem organizados a caçar em linha. Cedo se levantaram as perdizes que não dão mão e nem deixam chegar muito perto, o monte está seco e os nossos passos denunciam-nos cedo demais, mas sabemos o que fazer e á nossa frente irão as perdizes até levantarem duas ou três vezes, aí sim se dará início ao espetáculo.
A volta começa a dar resultados, surgem os primeiros tiros e as primeiras peças cobradas, a máquina está a trabalhar bem, pelo menos na nossa linha corre tudo de feição, mais tarde soubemos que os outros batedores não tiveram tanta sorte e não correu como queriam a volta que lhes estava destinada, com as perdizes a saírem fora da mancha e a obrigar assim a trabalho extra para as colocar novamente no sítio certo. São estas as condicionantes da caça e as perdizes puras decidem que são elas as “Rainhas” do seu reino e aí imperam, anos de sabedoria com a lei da sobrevivência a vir a de cima, caça no seu melhor.
Surpreendente, pelo menos para mim e também na opinião quase generalizada da maioria dos caçadores, é de que afinal ainda há umas perdizes que mantêm a esperança de que nem tudo está perdido, mexeram-se uns bandos de perdizes e alguns ficaram quase intocados, certeza de que não condenamos a espécie pelo menos nestes anos próximos, mas todo o cuidado é pouco, aceito também que se poderá pensar e decidir acabar com a caça mais cedo do que o calendarizado, tudo em prol da caça e dos animais que tanto prazer nos dão.
No final contabilizaram-se 14 perdizes e um coelho como espólio do dia, insuficiente ao ver de outros anos, mas com a certeza de que poderia ser bem melhor se as pontarias estivessem afinadas e se cobrassem todas as peças abatidas, chegaria de certeza uma peça para cada caçador, assim foi necessário ir á reserva para se distribuir da mesma forma uma peça a cada caçador, como sempre disse é um apanágio desta direcção fazê-lo, vamos tentar ser sempre desta forma.
Também o tempo não foi nosso amigo, uma vez mais o calor teima em não nos deixar e cedo tanto nós como os cães já estavamos cansados e sem vontade e forças para subir qualquer cabeço por mais pequeno que fosse.
O almoço entre os intervenientes foi animado, com um belo churrasco de frango, terminando assim desta forma um belo dia de caça.
Até á próxima e fazem o favor de se divertirem.
J.R.























Sem comentários: