quinta-feira, 18 de outubro de 2012

CAÇAR COMO ANTIGAMENTE (13 DE OUTUBRO DE 2012)


Pois foi, no passado Sábado dia 13 de Outubro (dia de Nossa Senhora de Fátima), os caçarretas que se juntaram para cumprir calendário foram só nove.

Com estes elementos criou-se uma estratégia, caçar á antiga, quatro esperas e uma linha de cinco caçadores, simples e vamos a ver se eficaz, os "melhores" não estavam cá, a ver vamos como diz o cego, e partimos.

Perdiz afinal ainda as há, porque passado pouco tempo os canitos entram no mato e começam a voar as primeiras peças, o Vítor Gonçalves da ponta de baixo, cobra uma vermelhinha passados poucos minutos de monte, pontaria eficaz, continua a batida.


Adiante que atrás vem gente. Continua-se em perseguição das patas vermelhas, indo-nos orientando pelas indicações das portas e seguindo atrás dos cães que vão cumprindo menos mal o seu papel, aviso do Paulo para uma perdiz que vinha revoada para trás, e só ao terceiro disparo, sendo mesmo necessário piscar o olho, a mando para terra, o chocapik anda fraquinho este ano, cobrada a peça continua-se a bater monte.


Bate-se a coutada, os cães andam no rasto dos coelhos, mas o mato é muito e eles não saem á limpa, das lebres nem é bom falar, não se mexeu nem uma para amostra, há mais uns tiros e o Vítor Xisto faz das suas, tendo cobrado uma perdiz para juntar ao bornal.

Afinal isto corre bem, vamos fazer a última parte do percurso passando pelas vinhas junto á Avessada, levantam-se as perdizes nos eucaliptos, o V. Xisto cobra outra, adiante levanta-se um belo bando com umas 12 ou mais perdizes sendo cobrada uma pelo Vítor G., a partir daqui deste bando nem mais um voo nem sequer foram mais vistas, isto é que é passarada fina.

Corrida a última parte da mancha o Diogo cobra um torcaz com um tiro de belíssimo efeito a uma lonjura que nem vos passa, mas foi eficaz e cobrado a bicho lá seguimos até ao Carrascal, daí pouco ou nada se mexeu, somente alguns coelhotes falhados em plenas autoestradas, digno de se ver.

Eis-nos chegados ao fim da batida, mais uma perdiz que se deixa enganar, fico satisfeito, há uma peça de caça para cada participante, o petisco fica por conta das portas que hoje não foram eficazes, pontaria desafinada, eu sempre digo, ir a um campinho de tiro aos pratos, não faz mal e ajuda a modalidade, além de afinar a pontaria.


O almoço que nos esperava teve o condão de ver a sua preparação alterada várias vezes e penso que não ajudou muito, mas ainda assim estava razoável. Desta vez tivemos direito a chocolate ao café, portanto se quiserem têm de vir cá caçar.

Fiquem bem, boas caçadas, da minha parte só dia 27 de Outubro irei novamente, até lá saudações cinegéticas.

J.R.

 















Sem comentários: