quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

CAÇADA DE 29 DE NOVEMBRO

VERMELHUDAS SÓ PARA O PRÓXIMO ANO
Com muita pena relato este que foi o último dia de caça às perdizes na nossa reserva. Muitos dias passados já desde a abertura e contrariamente a tudo o que se disse deitaram-se abaixo os primeiros prognósticos que eram de desventura, “elas” mais um ano não nos deixaram defraudados e cumpriram com aquilo que se exige e a mais não são obrigadas. Não nos números a que estávamos habituados nos anos anteriores mas ainda assim satisfatórios.
Cobraram-se ao longo destes dias boas aves como não vê noutros anos, sendo quase todas “elas” pássaros de boa envergadura e bem emplumadas, voando rijo e resistentes aos tiros, dando vício aos cães pois aguentavam com firmeza as paragens, honra lhes seja feita. Deram luta, aliás como todas as perdizes criadas nestes campos duros, tanto para nós como para elas. Perdizes fáceis não são para caçadores de alto gabarito como nós.
Às 07H30 lá estavam reunidos no Centro de Convívio de Avessada cerca de 20 aficionados (1) (houve alguns que a chuva não os deixou sair de casa) para dar início àquele que viria ser o último dia de caça às perdizes. Se bem se juntaram em boa hora o fizeram pois conseguiram a proeza de trazer para “casa” 33 bonitas perdizes.
Uma grande jornada de caça onde mais uma vez se demonstrou a boa forma dos caçadores e de seus cães que desempenharam o seu papel na perfeição, tirando um caso ou outro como é normal. Apraz-me registar o bonito desempenho que teve o nosso amigo de caçadas, que ainda não é caçador mas que provou ser já isso sim um grande atirador, tendo registado só á sua conta cinco vermelhinhas, ou não fosse ele também um benfiquista ferrenho, muito boa prestação, continua.
Finalizada a caçada e fica a informação para os que não quiseram vir que não apanhamos nem uma pinga de chuva, seguiu-se o almoço com os doces regionais habituais desta vez com uma novidade na doçaria que foi um bolo de mel com canela, de repetir pois estava bem bom, era pouco sim senhor mas o que conta é a intenção, para a próxima têm de ser dois porque uma fatia a cada um é manifestamente pouco, bem sabem que somos muito gulosos.
Fica assim concluída esta fase do calendário venatório, restando-nos somente os coelhos, as lebres, os javalis, as raposas e os tordos, coisa pouca dizem vocês, mas é bem melhor que nada, assim ainda podemos dar uns tiritos e juntarmo-nos mais uns Domingos em são convívio e mandando uns piropos de circunstância e claro envolvendo-nos bem á nossa maneira com algumas peripécias no campo que não lembram a ninguém, mas que vão acontecendo, recheando assim o nosso baú de recordações que mais tarde irão ser o nosso verdadeiro tesouro.
No próximo fim-de-semana iremos ter o nosso gancho aos javalis, espero que compareçam muitos de vós pois vai valer a pena, temos uns bichos já treinados que se irão passear pela mancha logo no início da caçada, mas que não poderão ser atirados. Teremos sim de saber esperar pelos outros que serão atraídos pelos primeiros e que aí sim já serão uns porcos de respeito e que será difícil errar, logo que lhe acertemos.
Uma boa semana para todos e não se esqueçam da espingarda nem das balas.
JR

(1) Entenda-se que aficionados nestes casos são os que levam roupa suplente para mudar no final da caçada para não ficarem molhados, (muitos anos de treino). Também se incluem neste grupo os que vão a casa tomar um banho e perfumarem-se como se fossem a um casamento.













Sem comentários: